COMES & BEBES COMPRAS FESTIVAIS

As estrelas mais doces da região vão estar nesta festa

Até os olhos vão dançar na 10ª Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra este fim-de-semana

Pastéis de Santa Clara, manjares brancos, arrufadas, queijadas, talhadas de príncipe, suspiros, encharcadas, vão estar lá todos e muito bem acompanhados. Dos incontornáveis de origem local aos vizinhos de Alfeizerão, Ançã, Aveiro, Pereira, Tentúgal ou Tomar, vão juntar-se ainda na passadeira vermelha do antigo convento de Sant’Anna outras estrelas bem deliciosas do resto do país para a 10ª Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra. Espanha também está na lista, Francisco Muñoz com doces de Alicante.

Numa altura em que, em Bruxelas, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra acaba de receber o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, em Coimbra a autarquia celebra o património doceiro este fim-de-semana no Quartel da Brigada de Intervenção, junto ao Estabelecimento Prisional. Por isso, já sabem, no Sábado saltem a sobremesa ao almoço e comecem a tarde com uns Doces Picantes da Cooperativa Bonifrates – um espectáculo com base em textos de documentos conventuais que remetem para sentimentos amorosos caracterizados por alguma sensualidade e irreverência no contexto social da época -, depois provem uns docinhos e acabem o dia com um copo de cocktail feito a partir de bebidas tradicionais na mão, no Sunset com DJ a partir das 18h30.

Já imaginaram perguntar directamente às irmãzinhas por que é que as antepassadas criaram um doce chamado Barrigas de Freira? E saber qual é o método incrível com que se prepara a massa dos pastéis de Tentúgal? Na Mostra podem, vejam só as imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Salivaram um bocadinho, ou não?

E no Sábado só encerra depois do desfile de marchas populares da Marcharte, que começa às 21h30, por isso têm tempo de explorar as iguarias, assistir ao Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional ou ouvir o Coro Carlos Seixas.

No Domingo, a lambarice pode começar logo de manhã. A partir das 10h já há Mostra, e a animação começa da parte da tarde com os Saltimbancos a partir das 15h30. Se não quiserem ficar só a ver (e a comer), têm um workshop da Confraria dos Sabores de Coimbra sobre O Saber do Comer e as actuações do GEFAC pelas 16h30, da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra às 17h15 e da Fanfarra do Exército às 18h15.

Juntem-se a esta festa e descubram mais sobre a arte de manusear ingredientes como o açúcar, ovos e amêndoa. Vão ser quase 40 expositores de pastelarias, associações e confrarias que a Câmara vai reunir, com a colaboração da Brigada da Intervenção, da Associação de Doceiros de Coimbra e da Câmara Municipal de Alcobaça, como forma de proteger e defender o património doceiro de Coimbra no mercado regional, nacional e internacional, uma marca identitária que está bem viva e se recomenda.

Vamos?

13 E 14 OUTUBRO | 14H – 23H / 10H – 19H | 10ª MOSTRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E REGIONAL DE COIMBRA
Quartel da Brigada de Intervenção (BrigInt), antigo convento de Sant’Anna, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra
Facebook
Entrada Livre

Native ad

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.