FIT

A queda da folha é uma oportunidade para se reinventarem, sabiam?

Lara LimaLara Lima
Directora BmQ, Terapeuta e Coach
lara@bmqbylaralima.com

 

 

Porque são Humanos, porque pertencem a uma biologia integrada na dinâmica da Natureza do planeta Terra, onde nesta altura alguns animais hibernam e árvores perdem as folhas; porque percebem a necessidade de se reinventarem, aproveitem esta energia colectiva de preparação para o novo ciclo. Sim, o Outono é uma oportunidade para se reinventarem e viverem a beleza do Inverno. Mas nem todos os animais hibernam, nem todas as árvores perdem as folhas e nem todas as pessoas necessitam se reinventar. Este texto é apenas para quem deseja REinventar-se, REciclar-se, REconhecer-se.

Talvez para alguns a descida de temperatura, a diminuição das horas de luz e o cair as primeiras folhas traga uma sensação de melancolia, de cansaço, talvez até de uma tristeza sem razão. É para essas pessoas que escrevo e que a medicina ocidental investiga, explicando os factores biológicos e ambientais relacionados com a escala diferenciada das sensações neste ciclo, nomeadamente a diminuição da Vitamina D pela menor exposição solar, a desregulação de neurotransmissores como a serotonina e a superprodução de melatonina. A melatonina é a hormona produzida pela glândula pineal que responde à escuridão e que afecta o ritmo circadiano, causando sonolência para responder às mudanças rítmicas luz-escuro que ocorrem diariamente e ao longo das várias estações do ano (qual mudança de hora automática).

Com o fim das férias, o reinício escolar e estas vagas inesperadas de calor talvez não tenha sido bem perceptível que estávamos nos últimos dias do Verão, mas seguramente o vosso corpo já se apercebeu das mudanças e começou a pedir mais recolhimento e descanso para se preparar para a entrada no Outono, com um clima mais frio e seco, características de Vata (Ar + Éter) de acordo com o Ayurveda. Aliás, recordando uma das leis de base deste sistema, semelhante agrava semelhante, por isso uma estação Vata tende a desarmonizar pessoas de prakritti ou vikritti Vata e são elas as que mais se devem cuidar.

Mas independentemente de conhecerem ou não a vossa Prakritti (constituição) ou Vikritti (desequilíbrio), uma coisa é certa: Vata vai agravar e a melhor estratégia que podem seguir é definirem a vossa rotina.

1- AUMENTEM O GRAU DE NUTRIÇÃO DO CORPO e, consequentemente, de todos os tecidos, através de uma de duas estratégias: recebam uma massagem por semana com óleo de sésamo, ou um óleo medicado prescrito por um terapeuta; ou façam uma oleação diária por dia com óleo de sésamo pelo corpo todo e óleo de rícino nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pulsos. Caso tenham tendência para obstipação e gases, tomem uma colher de chá de óleo de rícino todas as manhãs em jejum, seguida de um copo de água morna e comam só quando sentirem fome;

2 – DIMINUAM O RITMO DE VIDA, fiquem mais em silêncio e reduzam o número de coisas na lista diária. Este é o momento perfeito para iniciarem uma prática de meditação que pode começar por 10 minutos de silêncio ao acordarem, outros 10 minutos antes de se deitarem, ou quem sabe procurarem aulas de meditação, tricô, dança criativa ou qualquer outra actividade que vos ajude a criar silêncio interno;

3- CUIDEM DO ALIMENTO QUE CHEGA PELA BOCA ATRAVÉS DA DISCIPLINA DAS REFEIÇÕES, no que diz respeito a: (1) regularidade na hora, independentemente da irregularidade das rotinas pessoais, (2) uma alimentação morna/quente, nutritiva e húmida, (3) comam com a mente calma, sem ver televisão ou conversar ao mesmo tempo, (4) comam frutas e legumes da estação, tomem ao pequeno-almoço um sumo de clorofila com duas folhas verdes e uma fruta, evitem os alimentos industrializados e, finalmente, (5) nunca bebam ao mesmo tempo que comem ou nos 30 minutos que antecedem a refeição.

Estas são algumas dicas de fácil inclusão na vossa rotina e que vão seguramente fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos próximos meses. O Outono é o ciclo que se segue ao ciclo de extroversão que é o Verão, e é por isso a altura de fazermos uma pausa para nos REorganizarmos, nos REinventarmos, e nos prepararmos para o Inverno. O Outono é o momento de excelência para tranquilizar a mente, buscar nutrir a paz interna e, por isso, à semelhança da Primavera, o momento ideal para introduzir as rotinas de desintoxicação e um período muito auspicioso para iniciar um tratamento Ayurveda como um Panchakarma – cliquem aqui se quiserem saberem mais sobre isso.

 

*Nota: Nenhuma dica ou informação neste artigo de sobrepõe ou substituí a análise de um profissional qualificado em Ayurveda

 

 

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.