COOLTURA MIÚDOS

De pequenino se conhece Torga no Teatrão

Espectáculo de Leonor Barata está em cena na Oficina Municipal do Teatro até ao final de Outubro e inclui oficinas para miúdos e graúdos

Foto: Carlos Gomes

O espectáculo não é novo mas, tal como as palavras de Miguel Torga, o Teatrão achou que valia a pena recuperá-lo e mostrá-lo, uma década depois, às nossas crianças e famílias. TerraTorga, a peça que estreou em 2007 para comemorar o centenário do nascimento do escritor, continua a ser uma criação de Leonor Barata, mas apenas umas das intérpretes continua a fazer o espetáculo. Naturalmente que o olhar sobre Torga se modifica, se experimentam coisas que não se tinham pensado em 2007, como nos disseram da companhia, mas facto de ser feito com novos intérpretes também permitiu que se descobrissem outros Reinos Maravilhosos.

Terratorga é um espectáculo para famílias, recomendado para crianças a partir dos 4 anos, e vai estar em cena todos os sábados deste mês às 17h na Oficina Municipal do Teatro – com sessões também às 10h30 de 3ª a 6ª feira para as escolas, estendidas até 8 de Novembro. É uma viagem guiada por Torga e pelas suas palavras, aos nossos locais de eleição, às nossas memórias de infância e aos nossos sonho. É um espectáculo essencialmente sensorial e não narrativo, que parte de uma ideia do poeta que é a possibilidade de existência de um reino maravilhoso, e propõe um regresso à obra do autor de Os Bichos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A seguir ao espectáculo, há oficinas de expressão artística  para miúdos e graúdos onde, através de jogos e exercícios simples, se convocam memórias e desejos para imaginar e construir esse lugar especial com o corpo todo. O Serviço Educativo Reino Maravilhoso – Oficina, a partir de TerraTorga vai ser às 18h, nos dias 6, 13, 20 e 24 de Outubro, para crianças a partir dos 6 anos. Dura cerca de 45 minutos e custa 5€.

Os actores Isabel Craveiro, João Santos e Margarida Sousa são os protagonistas da peça onde são evocadas paisagens e tradições do nosso país, ao mesmo tempo que se contam algumas das histórias do universo do autor que foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. A autora, Leonor Barata, trabalha desde 2000 na área da Pedagogia Artística, tendo sido colaboradora regular de várias instituições como formadora (Centro Cultural de Belém, CENTA, A Moagem, Centro Cultural Vila Flor) e criado vários espectáculos para o público jovem como a A Menina do Mar (2004) e Pretas e Vermelhas Penduradas nas Orelhas (2007), entre outros.

 

2 – 27 OUTUBRO | 17H | TERRATORGA
Sala Grande da Oficina Municipal de Teatro Municipal- Rua Pedro Nunes, Coimbra
10h30 (3a a 6asessões para escolas)
Maiores de 4 anos
Duração aprox. 45 min
Preço: 4-10€

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.