COMPRAS ECO

Vamos combater o plástico e fazer a diferença no planeta?

Todos os anos, deitamos fora plástico que daria 4 vezes a volta à Terra.

O plástico é uma verdadeira epidemia: vamos ao supermercado e é quase impossível comprar frescos sem enchermos o carrinho de compras com embalagens que não conseguimos reutilizar. Aliás, muitas vezes, os sacos de plástico duram meia hora, entre o momento em que os enchemos e os deitamos fora, quando arrumamos tudo.

Mas não é só no supermercado que adoptamos comportamentos de desperdício. Desde os nossos hábitos de higiene, passando pelos hábitos do quotidiano e também em ocasiões sociais.

Para o bem do planeta, está na altura de repensarmos a forma como usamos o plástico e trazemos algumas dicas que podem implementar no vosso dia-a-dia.

#1 SACOS DE PANO

Não custa nada andar com um saco de pano no carro ou na carteira. Assim, qualquer compra necessária – alimentos, medicamentos ou outra coisa qualquer! – pode ser transportada sem recorrermos ao plástico.

#2 GARRAFA TÉRMICA REUTILIZÁVEL

Outro investimento sensato é uma garrafa térmica que vos faça evitar transportar bebidas em copos descartáveis.

#3 PALHINHAS DE METAL OU VIDRO 

E que tal recusar palhinhas de plástico nos restaurantes e nos bares e utilizar uma palhinha de metal ou de vidro? Lava-se facilmente e é uma medida que tem um enorme impacto no planeta.

#4 LANCHEIRA

Em vez de comprarem recipientes de plástico descartáveis, prefiram abrir os cordões à bolsa e escolher uma lancheira catita que possam reutilizar.

#5 ESCOVA DE DENTES DE BAMBU OU MADEIRA

Se já vos tínhamos alertado para a quantidade de plástico que abunda nas casas de banho da maioria, outro item que pode ser substituído é a escova de dentes. Em vez de comprarmos escovas de plástico, porque não encomendar umas de bambu ou madeira?

 

Têm mais sugestões verdes? Partilhem connosco!

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.