O plástico é uma verdadeira epidemia: vamos ao supermercado e é quase impossível comprar frescos sem enchermos o carrinho de compras com embalagens que não conseguimos reutilizar. Aliás, muitas vezes, os sacos de plástico duram meia hora, entre o momento em que os enchemos e os deitamos fora, quando arrumamos tudo.
Mas não é só no supermercado que adoptamos comportamentos de desperdício. Desde os nossos hábitos de higiene, passando pelos hábitos do quotidiano e também em ocasiões sociais.
Para o bem do planeta, está na altura de repensarmos a forma como usamos o plástico e trazemos algumas dicas que podem implementar no vosso dia-a-dia.
#1 SACOS DE PANO
Não custa nada andar com um saco de pano no carro ou na carteira. Assim, qualquer compra necessária – alimentos, medicamentos ou outra coisa qualquer! – pode ser transportada sem recorrermos ao plástico.
#2 GARRAFA TÉRMICA REUTILIZÁVEL
Outro investimento sensato é uma garrafa térmica que vos faça evitar transportar bebidas em copos descartáveis.
#3 PALHINHAS DE METAL OU VIDRO
E que tal recusar palhinhas de plástico nos restaurantes e nos bares e utilizar uma palhinha de metal ou de vidro? Lava-se facilmente e é uma medida que tem um enorme impacto no planeta.
#4 LANCHEIRA
Em vez de comprarem recipientes de plástico descartáveis, prefiram abrir os cordões à bolsa e escolher uma lancheira catita que possam reutilizar.
#5 ESCOVA DE DENTES DE BAMBU OU MADEIRA
Se já vos tínhamos alertado para a quantidade de plástico que abunda nas casas de banho da maioria, outro item que pode ser substituído é a escova de dentes. Em vez de comprarmos escovas de plástico, porque não encomendar umas de bambu ou madeira?
Têm mais sugestões verdes? Partilhem connosco!