COOLTURA ECO

Este documentário ganhou imensos prémios e vai passar na Casa da Esquina

"Fronteira Invisível" é incrivelmente filmado e trata os problemas levantados pela exploração do óleo de palma na Colômbia e no mundo

Fronteira Invisível é uma história que diz respeito a todos nós. Parte documentário ambiental e parte pesquisa social, através dos depoimentos de vítimas, o filme dá voz às comunidades locais que lutam arduamente para recuperar as terras enquanto expõem as principais armadilhas da política de biocombustíveis.

Na Colômbia, o governo assinou um acordo de paz com o grupo rebelde FARC, que pôs fim a 60 anos de conflito armado que deslocou mais pessoas do que toda a população da Dinamarca. Enquanto isso, o governo planeia continuar a plantar palmeiras para abastecer a Colômbia e a Europa com biodiesel. A paz devolverá a terra aos seus verdadeiros proprietários ou simplesmente a irá entregar ao Grande Agronegócio? Quinta-feira, dia 11 de Outubro, podem ver na Casa da Esquina este filme integrado no ciclo ParaDocma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O documentário, realizado por Nicolas Richat e Nico Muzi, ganhou inúmeros prémios e foi exibido em dezenas de festivais de cinema por todo o mundo. Nuno Forner, da Associação Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, vai fazer comentários no final da sessão.

É a verdadeira história das comunidades presas no meio da guerra mais longa do mundo, na qual a ávida procura por terras, por parte dos grandes proprietários, para fornecimento de óleo de palma para produzir combustível verde, deslocou os camponeses e os povos indígenas. Destruiu habitats naturais e concentrou as terras nas mãos dos ricos.

O ParaDocma é uma iniciativa que reúne vários grupos e organizações locais para dinamizar Coimbra e promover o estudo da casa, neste caso, de criar diálogo sobre temas ecológicos prementes em diversos espaços da cidade. Esta vai ser a 1ª sessão da 2ª edição do ciclo de cinema, organizada conjuntamente pela Casa da Esquina, a associação Coimbra em Transição (CeT), o CineEco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da UC, em colaboração com outras organizações locais.

 

11 OUTUBRO | 18H30 | FRONTEIRA INVISÍVEL
Casa da Esquina – R. Aires de Campos nº6, Coimbra (ao lado do Convento das Carmelitas)
Contactos: geral@casadaesquina.pt | 239 041 397

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.