COMPRAS COOLTURA

BD: vamos decorar a casa com livros bonitos e bons?

Sabem aquelas fotografias de interiores que mostram mesas ou prateleiras impecavelmente decoradas com livros e objectos escolhidos a dedo? Há quem lhes chame livros de mesa (coffee table books) mas nós vamos falar de livros que podem servir uma tripla função: serem esteticamente irrepreensíveis, terem conteúdos interessantes e rasgarem sorrisos a quem lhes pegue.

Desde logo, os consensuais livros de banda desenhada. Conhecida mundialmente, a Mafalda é a menina reguila que questiona os absurdos da vida e põe a nu os horrores da humanidade. Através desta (eterna) criança de 6 anos, é através do seu olhar que o autor Quino nos faz chegar a sua reflexão sobre o mundo e o estranho animal que o habita: o Homem. Assinalando os 50 anos de Mafalda, a Verbo reeditou em Portugal todas as suas tiras numa nova edição cartonada: Toda a Mafalda. Para além de beneficiar de uma capa inédita, conta ainda com artigos de opinião e diversa informação que contextualizam a personagem nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.

Toda-a-Mafalda
“Toda a Mafalda”, de Quino – Edição comemorativa dos 50 anos, Ed.Verbo (2014), à venda na Almedina

Outro enorme sucesso de banda desenhada são as aventuras e desventuras de um menino traquina e cheio de personalidade e do seu tigre de peluche: Calvin & Hobbes, de Bill Watterson. As tiras foram publicadas pela primeira vez em Novembro de 1985 e hoje em dia estão traduzidas em mais de 40 línguas tendo sido vendidos cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

complete calvin & hobbes
“The Complete Calvin & Hobbes”, de Bill Watterson – Edição comemorativa dos 30 anos (2005), à venda na Amazon

Outro clássico que vai atrair olhares curiosos é o Pack Peanuts: Obra Completa 1959-1962Peanuts são uma das mais famosas tiras cómicas da história, recheadas de diálogos entre as personagens de Charles M. Schulz: Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus, Schroeder e muitos outros que se tornaram ícones mundiais. Os Peanuts nasceram em 1950 e foram publicados em cerca de 2600 jornais e em 21 línguas diferentes.

Pack-Peanuts-Obra-Completa-1959-1962
“Peanuts – Obra Completa 1959-1962”, de Charles M. Schulz Ed. Afrontamento (2010), à venda na Fnac.

Boas leituras!

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.