Vais ou Fangas?

São dois espaços com a mesma gerência, um ao lado do outro, já têm esplanada e quem é de Coimbra sabe que não são só para turistas. Dos vários espaços de restauração e bebidas da Rua Fernandes Tomás, o Fangas Mercearia & Bar e o Fangas Maior ganham, pelo menos, o prémio dos mais coloridos.

Foi o irmão da dona, Luísa Lucas, o responsável pela bem disposta decoração das paredes, mas a beleza e a cor também estão nos pratos. Aí a responsabilidade já é de Eugénia Cardoso. Beringela gratinada com queijo flamengo, cogumelos com queijo mole, segurelha e pimenta, batata doce no forno, feijoada de cogumelos, alheira de Mirandela assada, filete de atum com oregãos – já estão a salivar? Então calma, porque ainda há o suspiro com gelado de nata e frutos vermelhos para a sobremesa, e estes são apenas alguns exemplos do menu que podem ver aqui. Só não peçam Coca Cola, porque não há. É tudo nacional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desde a sangria caseira à selecção de vinhos, conservas e enchidos portugueses, tostas e outros petiscos salgados e doces, vale a pena conhecer o espaço recomendado pela Routard 2011 e com Certificado de Excelência Tripadvisor 2012 a 2017. Tal como os funcionários, a própria ementa é simpática porque logo no topo sugere: Para começar, tome um aperitivo. Pois bem: há Moscatel de Setúbal com limão e gelo, Gin Tónico e Porto Tónico. E também podem comprar produtos tradicionais portugueses de charcutaria, queijos, conservas, vinhos e doces regionais para levar para casa.

Por esta altura estão a pensar: deve ser caro. É médio/alto, mas depende sobretudo do que e quanto beberem, com vista para a estreita e charmosa via que os mais antigos ainda chamam Rua das Fangas, porque era uma rua de comércio e a fanga uma antiga unidade de medida para cereais.

Quando derem por vocês já estão a pensar em voltar, e ainda mal acabaram o café.

 

FANGAS MERCEARIA & BAR | FANGAS MAIOR 
Rua Fernandes Tomás 45 – 49
Horário: 12:30 – 16:00, 19:00 – 23:30
Contactos: fangasmbar@gmail.com | +351 964 093 636 | +351 934 093 636 | Facebook

Artigo actualizado a 14 de Maio de 2019

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.