ECO FIT PASSEIOS

Quem quer passar uma manhã a fazer voluntariado na Mata do Bussaco?

A Living Place e a Fundação Mata do Bussaco estão a unir esforços na organização de uma acção de requalificação de um talhão da Mata Nacional do Bussaco, no dia 30 de Setembro.

Quem conhece o Bussaco sabe que é um local de uma riqueza patrimonial excepcional. (E quem não conhece, devia agendar uma visita rapidamente, como já vos recomendámos!)

No dia 30 de Setembro, a Living Place – Animação Turística e a Fundação Mata do Bussaco estão a unir esforços na organização de uma ação de voluntariado que pretende ajudar na requalificação de um talhão da Mata Nacional do Bussaco, combater as invasoras que não dão tréguas e contribuir para a biodiversidade deste local tão especial.

No final da atividade, todos os participantes vão ainda plantar uma árvore como símbolo do seu esforço e dedicação.

Por uma questão de redução da pegada ecológica, os participantes são incentivados a combinar boleias, reduzindo a entrada de viaturas na Mata e contribuindo para um melhor ambiente e conservação da natureza.

Os voluntários vão receber uma t-shirt alusiva à iniciativa e estarão cobertos por um seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. Assim, só precisam de levar luvas, água e algum reforço alimentar para o meio da manhã. No final da actividade, será oferecido um almoço (sandes de leitão, sumo/água e café). Para as crianças dos 7 aos 9 anos, apesar de não terem t-shirt, a organização faculta uma sandes mista e um sumo.

A Mata Nacional do Bussaco é uma das matas nacionais mais ricas em termos de património natural, arquitectónico e cultural, e que pode ser dividida em três unidades de paisagem: Arboreto, Jardins, Vale dos Fetos e Floresta Relíquia.

Desde o núcleo central formado pelo Palace Hotel do Bussaco e pelo Convento de Santa Cruz, juntam-se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via-Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco.

Os cruzeiros, as fontes (com destaque para a Fonte Fria com a sua monumental escadaria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a Serra do Caramulo) e as casas florestais, compõem o vasto conjunto do património edificado na Mata Nacional do Bussaco que vale a pena ser admirado.

Com 105 hectares de área, possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos, alguns destes classificados como exemplares notáveis.

Contamos com a vossa preciosa ajuda?

30 SET | 9H30-13H | LIVING BUSSACO – Acção de Voluntariado

Inscrições online

Ponto de encontro: 9h10, na Porta Serpa. A entrada das viaturas na Mata é gratuita para os voluntários, no entanto será necessário e obrigatório o envio antecipado das matrículas dos automóveis para registo.

Contactos: 961 750 028 | geral@livingplace.pt

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.