FIT MIÚDOS

Mães, sabiam que podem ter diástase abdominal sem saber?

Quer tenham ou não aquele pneuzinho indesejado de pós gravidez, grande parte das mulheres fica com os músculos afastados e pode (e deve!) juntá-los de novo. Não é complicado, nem têm de ir à faca.

Pode ser confundida com a famosa barriga de mãe, mas também pode ser uma espécie de buraco na barriga nas mulheres mais magras. Certo é que não se fala muito disto mas é uma condição médica e tem o incrível nome de diástase abdominal. Pode provocar dores de costas na região lombar, más posturas e aumentar o risco de vir a desenvolver uma hérnia abdominal. Assustador, não é? Até vos mostramos um desenho:

diastase-abdominal_21135_l.jpg

Por palavras mais ou menos simples, a diástase abdominal é o afastamento dos feixes da musculatura dos retos abdominais ao longo da linha alba, que é aquela linha escura que aparece na barriga e vai desde o púbis até ao umbigo, às vezes até mais acima. Essa separação dos músculos abdominais acontece por causa do crescimento do útero e do bebé, ou mesmo do relaxamento dos músculos durante a gravidez.

Em Coimbra, na Bebés e Barriguitas, por exemplo, as mulheres que foram mães (há pouco ou muito tempo) podem fazer uma avaliação e ver se têm ou não diástase abdominal. Uma fisioterapeuta especializada em saúde da mulher e exercício físico analisa e, caso se confirme, faz um plano de exercícios adequado para a reduzi-la ou eliminá-la.

É importante fechar esta diástase abdominal porque a parede abdominal é muito importante para várias coisas como controlar a postura, manter a estabilidade lombo-pélvica e do tronco, respirar, andar e suportar os órgãos. Mas atenção, voltamos a dizer que nem todas as mulheres que tiveram filhos e mantém aquele pneuzinho indesejado têm diástase abdominal, mas podem ter, e só mesmo uma análise profunda de um especialista é que a detecta.

Já se sabe que a prática regular de exercício, antes e durante a gravidez, ajuda em tudo e pode, inclusive, diminuir o tamanho da diástase abdominal após o parto. Mas ficam a saber que há exercícios específicos de fortalecimento, respiratórios e posturais que são pensados para cada caso.

Fica a dica!
.
.

.

AVALIAÇÃO DA DIÁSTASE ABDOMINAL
Bebés e Barriguitas, Rua Fonte do Castanheiro nº43 Lt 4, r/ch esq, Coimbra
Preço: 25€ (inclui uma sessão de exercício)
Contactos: info@bebesebarriguitas.pt | (+351) 919 407 031

native ad

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.