ECO PASSEIOS

Há um paraíso em Óbidos

Um casal e três filhos entregaram-se de alma e coração a uma propriedade de 3 hectares, junto à Lagoa de Óbidos - é um daqueles hotéis onde nos sentimos em casa.

Podia ser só um hotel lindo e com todos os ingredientes para uns dias de descanso mas o Rio do Prado é um hino à sustentabilidade e a imaginação anda de braço dado com a vontade de tornar o hotel sempre mais amigo do ambiente.

rio do prado2
Hotel Rio do Prado

ALOJAMENTO

As suites estão pintalgadas na paisagem de forma muito harmoniosa – é caso para dizer que a natureza recebeu de braços abertos cada quarto, já que existem plantas que revestem as coberturas e, na entrada, uma árvore atravessa a estrutura. Os interiores são em open space, todos orientados para poente, para que os hóspedes se percam, todos os dias, nos maravilhosos pôres do sol.

Todas as suites dispõem de lareira interior e exterior, banheira de relaxamento, zona para duche, mini-bar, ar condicionado, máquina de café e TV com DVD e WiFi. Alguns destes quartos têm capacidade para colocação de camas extra e/ou berço. Para famílias mais numerosas existe também a possibilidade de ficarem alojados em suites comunicantes.

RELAXAMENTO: BLACK SPA E FLOAT ROOM

Como se passar uns dias no Rio do Prado não fosse, por si só, um programa terapêutico, os níveis de bem-estar podem ainda aumentar se pedirem uma massagem e, em seguida, relaxarem numa banheira original com música ambiente. E porque não prolongar a sensação de serenidade com um chá biológico no conforto da suite ou junto à lareira exterior, se a noite estiver fresca?

A terapia no Float Room é especial porque o corpo fica em suspensão numa enorme banheira de água morna com sal Epsom.

RESTAURANTE MARIA BATATA

Decorado com design próprio e iluminação de autor, tem um ícone do design de lareiras desenhada por Dominique Imbert em 1968, um espaço de leitura e um bar de gins e serve muitas tapas frias e quentes, amêijoas, enguias, ostras, com diversos tipos de pães caseiros feitos em forno de lenha. Há ainda pratos como o arroz de lingueirão ou feijoada de chocos. Durante o dia servem saladas bio e snacks com sumos naturais.

maria batata rio do prado
Restaurante Maria Batata, hotel Rio do Prado

SUSTENTABILIDADE

Sabem o que é o upcycling? É o processo de transformar resíduos em novos materiais e parece que a família responsável pelo Rio do Prado é particularmente activa neste campo e implementa diversas medidas ecológicas na propriedade: há mobília construída pelo proprietário, aproveitando restos de madeira, a iluminação exterior, feita com frascos de compota, é ideia do barman e uma das funcionárias passou a usar a água que sobrava da máquina de secar para encher o ferro de engomar.

Para além dos hóspedes poderem medir a sua pegada ecológica, da existência de uma lareira suspensa que roda e serve de aquecimento ao restaurante e à biblioteca, e da água dos banhos de imersão ser reaproveitada para os autoclismos, há tantas ideias postas em prática que vale a pena investigarem melhor a lista de medidas implementadas.

Curiosamente, a maioria dos visitantes não é assumidamente ambientalista – os visitantes chegam pela envolvente, pelo ambiente simples mas com uma decoração exímia no conforto, pelas fotografias da piscina embrulhada no verde que se espalha pela propriedade, pela ideia de passeios de bicicleta até à lagoa de Óbidos ou rumo à Foz do Arelho.

Nem sempre é fácil encontrar datas para reservar uma estadia no Rio do Prado mas uma coisa é certa: qualquer altura do ano é boa para se ir lá parar!

Rua das Poças, Arelho – Óbidos
Contactos: 262 959 623 | riodoprado@me.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.