ECO PASSEIOS

Um passeio cheio de histórias de paixão, lutas, especulação e…bugalhos

Dia 15 de Setembro há visita guiada à Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra integrada no ciclo Biodiversidade à Nossa Volta

O nome está a pedi-las. Sabem de onde vem a expressão confundir alhos com bugalhos? Ora precisamente porque os alhos e os bugalhos, além de rimarem, são coisas completamente diferentes. Os bugalhos são saliências arredondada que se formam em algumas espécies de árvores do género Quercus (carvalhos, sobreiros e azinheiras, por exemplo). É curioso porque são formados pela reação de uma planta à picada de um insecto, e são ecossistemas em miniatura que podem ter diferentes formas, cores e texturas.

Ora, Coimbra tem muitos bugalhos! E a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai mostrá-los em forma de passeio. Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação faz parte do ciclo Biodiversidade à Nossa Volta, e vai ser no dia 15 de Setembro, entre as 10h e as 11h30.

No interior dos bugalhos estabelecem-se diferentes relações tróficas, que podiam dar um filme: a forte paixão entre o insecto e a planta, a luta pela sobrevivência dos parasitas, ou a disputa pelo espaço disponível, segundo os responsáveis pelo ciclo. Francisco López Núñez, investigador do CFE, vai ser o guia do passeio pela Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), que vai servir não só para descobrirem mais sobre os bugalhos e respectiva importância ecológica, como para despertar e sensibilizar a população para a biodiversidade que nos rodeia.

Levem roupa e calçado confortáveis, água e muita vontade de descobrir coisas novas! Ah, e a propósito, esbugalhar significa catar ou retirar os bugalhos e por analogia ganhou o significado de abrir bastante os olhos.

 

15 SETEMBRO | BUGALHOS: HISTÓRIAS DE PAIXÃO, LUTAS E ESPECULAÇÃO
Ponto de encontro: Parque de estacionamento junto ao campo de rugby da Escola Superior Agrária de Coimbra – Bencanta, Coimbra
Gratuito (inscrições limitadas e obrigatórias até ao dia 13)
Contactos: catedraunesco@uc.pt | 239 240700 (extensão 262 397)

 

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.