E agora, quem quer decidir onde gastar 5 milhões de euros?

Lembram-se do Orçamento Participativo de que falámos aqui? Agora é hora de sonhar mais alto. Até ao final de Setembro podem participar no Orçamento Participativo de Portugal (OPP), só têm de ter paciência para espreitar os projectos e votar. Há cerca de 700 projectos (mas podem fazer uma busca fácil por palavra, tema ou localidade, por exemplo), e cada cidadão tem direito a dois votos, um para projectos de âmbito territorial e outro para projectos de âmbito nacional.

Os investigadores do Centro de Ecologia Funcional, por exemplo, instituição parceira do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, estão presentes em 4 propostas deste processo democrático deliberativo, directo e universal, através do qual todos os cidadãos podem votar em propostas, apresentadas por outros cidadãos, que acham que devem ser implementadas em diferentes áreas de governação. O orçamento é chorudo, são de 5 milhões de euros.

Há propostas de Norte a Sul do País, e também para as Regiões Autónomas, sendo que não concorrem uns com os outros porque cada região tem sempre assegurada a existência de projectos vencedores. Para participarem basta serem cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos. Está tudo bem explicado aqui.

Há propostas bem diferentes, interessantes e sustentáveis. Sabiam que, por exemplo, em Évora há um projecto de criação de um banco de berços para recém-nascidos que podem ser devolvidos e reutilizados ao fim de quatro meses? E este, que quer levar a Agricultura Biológica a todas as escolas do país?

Toca a votar!

 
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL 
Site 

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.