No interior também há praias – e bem bonitas!

Não é preciso ir para o litoral para se ir à praia. A rede de praias fluviais das Aldeias do Xisto inclui um conjunto das melhores zonas balneares de rio da Região Centro. Aliás, esta zona tem a maior concentração de praias fluviais do país!

Pelas suas características naturais, são locais de lazer e bem-estar únicos em cenários de uma enorme beleza. As praias da Rede localizam-se em sítios que agradam a gregos e a troianos: nas águas de um rio, de uma albufeira, junto a uma Aldeia do Xisto, num local recôndito mas vigiado, com cascatas ou com ondas.

Este ano, foram 15 as praias fluviais Aldeias do Xisto que receberam Bandeira Azul: Carvoeiro (Mação), a Albufeira de Santa Luzia, a Praia do Pessegueiro e a praia da Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra), a Bogueira, a Senhora da Graça e a Senhora da Piedade (Lousã), SecariasPiódão e Coja (Arganil), Peneda/ Pego Escuro e Canaveias (Góis), Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Bostelim (Vila de Rei) e Louçainha (Penela).

Este conjunto seleccionado de praias tem infraestruturas de apoio adequadas e a qualidade da água e do meio envolvente é um dos principais critérios de selecção destas praias, que se encontram em zonas de património ambiental e áreas naturais classificadas.

PRAIA FLUVIAL DE CARVOEIRO, Mação

Localizada em plena localidade de Carvoeiro, a cerca de 25 minutos de Mação, esta praia está rodeada por pinheiros altos e verdes, longe de qualquer fonte de poluição. O espelho de água é extenso, os acessos são bons, há uma piscina para crianças, iluminação nocturna, parque de merendas, churrasqueira e uma cadeira anfíbia.

praia fluvial de carvoeiro
Praia fluvial de Carvoeiro (Mação)

 

PRAIA FLUVIAL DA BARRAGEM DE SANTA LUZIA, Pampilhosa da Serra

Considerada uma das paisagens mais bonitas do concelho de Pampilhosa da Serra e de todo o território das Aldeias do Xisto, esta praia situa-se entre  dois enormes rochedos. O local tem condições excelentes para praticar canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, actividades náuticas – ou simplesmente para gozar uns banhos na piscina flutuante.

Aqui está ainda localizado o Centro de BTT de onde podem partir à descoberta dos mais de 122 Km de trilhos sinalizados, com quatro níveis de dificuldade.

praia fluvial de santa luzia
Praia Fluvial de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra)

 

PRAIA FLUVIAL DA SENHORA DA GRAÇA, Lousã

Localizada no Rio Ceira e com o cenário verde da Serra da Lousã, esta praia tem todas as infraestruturas de apoio necessárias ao bem-estar dos banhistas: a zona de banhos destinada aos adultos é a piscina natural principal e tem uma prancha para mergulhos. Há também uma piscina para as crianças.

Mesmo junto à piscina infantil, existe um areal com mesas de merendas para usufruir dos lanches tranquilamente. Existem ainda balneários com casas de banho e chuveiros. Possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida, existindo rampas de acesso à água e a toda a área da praia.

Do outro lado da margem, há um grande relvado e um bar com esplanada com vista para o rio. Aí encontra-se também um espaço com balizas de futebol. Durante a época balnear, podem ainda alugar canoas e barcos.

Aproveitem a visita e conheçam as Aldeias do Xisto do Casal NovoCandal e da Cerdeira. Explorem também o Castelo da Lousã e dêm um saltinho à Praia Fluvial da Senhora da Piedade.

praia fluvial senhora da graça
Praia Fluvial Senhora da Graça (Lousã)

 

PRAIA FLUVIAL DE PIÓDÃO, Arganil

A aldeia de Piódão é uma das Aldeias Históricas de Portugal mais visitadas mas as encostas da Serra do Açor escondem mais do que a povoação pitoresca: esta praia usa o xisto nos acessos e represa de água, fechada apenas no Verão.

As águas da ribeira do Piódão são tão frias quanto puras e as árvores das encostas asseguram as sombras nos dias mais quentes.

Nas imediações, há muitos trilhos pedestres e de BTT, bem assinalados por toda a serra, que permitem uma descoberta completa da região.

praia fluvial de piódão
Praia fluvial de Piódão (Arganil)

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.