A saúde não tira férias

LUÍS MARQUESFOTO

Personal trainer

lmarques.personaltrainer@gmail.com

Finalmente, as desejadas e merecidas férias! Os que treinam e são ativos durante todo o ano procuram continuar a fazê-lo; os que são mais sedentários e têm andado de costas voltadas para o treino, podem aproveitar o Verão para melhorar a relação com a actividade física e vencer a inércia dos meses anteriores.

Os que integram o primeiro grupo podem canalizar a energia para atividades diferentes e aproveitar para abrandar, regenerar o corpo e mente, para depois voltar a preparar os próximos desafios.

Os que pertencem ao segundo grupo, os mais inactivos, agora não têm a desculpa da falta de tempo: podem saltar da espreguiçadeira ou da toalha de praia e mergulhar num estilo de vida mais saudável. Praticar exercício físico deve ser um objectivo o ano todo, pois a saúde não tira férias. Os benefícios do treino regular vão muito além do corpo de Verão e do six pack.

Para trabalhar menos para o bronze e mais para a saúde, existem inúmeras opções, bastante simples, para terem umas férias activas.

CAMINHADAS

Podem começar por caminhar mais, nas deslocações para praia, à beira mar, aproveitando a brisa matinal e o fim do dia com o por do sol à espreita, ou fazer um descontraído passeio a pé depois de jantar em família.

DENTRO DE ÁGUA

Com os dias quentes, sabe bem estar dentro de água, logo, dar uns mergulhos, umas braçadas ou umas simples brincadeiras dão o seu contributo para que o dia seja mais mexido. Experimentar o paddle (stand up paddle), alugar um kayak e juntar a família/amigos para dar uma volta de gaivota também são boas opções.

RAQUETES DE PRAIA, VOLEIBOL, BICICLETA

Ainda relacionado com a praia ou a piscina, aproveitem para fazer o gosto ao pé, imitando os craques da bola, experimentem tirar as raquetes do saco ou voltar ao voleibol que não jogam desde os tempos da escola. Como as férias não são só praia, deixem o carro sossegado, aluguem umas bicicletas e conheçam o meio que vos rodeia, pedalem pela cidade para onde vão viajar, ou façam uns trilhos em zonas mais livres de carros e casas.

CORRIDA

Também pode ser uma boa altura para começarem a correr ou para fazerem uns treinos outdoor, como já vos falei há uns tempos (aqui e aqui) – e mãos à obra!

TREINOS EM FAMÍLIA

Se têm filhos pequenos, deixem os telemóveis descansar e brinquem com eles, brinquem muito! Enquanto jogam, imitam e exploram, as crianças desenvolvem um conjunto de capacidades fundamentais para o presente e para o futuro, em termos físicos, mentais e emocionais. Gastam energia, partilham brinquedos, encontram soluções, estimulam a criatividade, divertem-se e fortalecem laços.

Numa próxima, prometo que deixo alguns exercícios que podem utilizar para um treino mais estruturado, com os vossos filhos ou netos. Por agora o importante é que passem tempo a brincar, a mexer e a divertirem-se. Se o fizerem, no final do dia vão estar mais cansados fisicamente, mas muito mais relaxados mentalmente, com o coração cheio e com os níveis de energia no máximo!

Boas férias e bons treinos!

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