Verão 100 Desculpas – Manter a forma nas férias

Esta rubrica pretende incidir sobre a nossa motivação para fazer exercício e manter uma alimentação saudável e fornecer dicas práticas para manter os bons hábitos, apesar da rotina social, familiar e, claro, da (sempre presente) preguiça.

 

André Santofoto perfil coolectiva
Director Técnico e Personal Trainer do Ginásio Fit & Fun
andrefsanto@gmail.com

 

 

Chegaram as férias e, a maior parte de vocês, se ainda não saiu estará para sair de casa por uns dias. Hotel, casa de campo, casa de férias ou campismo, seja cá dentro ou no estrangeiro, a ideia é sair da rotina, afastar o stress do dia-a-dia e dedicar tempo exclusivamente (ou quase) a descansar e/ou ser feliz. Mais uma vez, tudo convida a não treinar. 

Há 100 razões para nos baldarmos ao controlo, e mais 100 para cedermos às tentações da boca e da preguiça, mas se ainda assim há uma parte de vocês que vive de consciência pesada ficam aqui algumas dicas para ir equilibrando os abusos sem deixarem de estar de férias ou treinar on the road:

  1. Escolham um espaço temporal curto que possam dedicar ao físico, que não assuste a vossa mente despreocupada nestes dias. 1 minuto, 2 minutos de cada vez?
  2. Tentem repetir esse tempo por 1, 2, 3 ou 4 sessões 
  3. Que tal apenas 3 exercícios? 20 repetições de cada um
  4. Sugiro agachamentos, flexões e prancha 

Ou seja: 2, 3 ou 4 mini treinos de 20 agachamentos, 20 flexões e 30 a 50 segundos de prancha. Que vos parece? Dessa forma vão estar a acumular o que pode ser um fantástico exercício de manutenção.

A verdade é que apenas procuramos combater os abusos e equilibrar o natural descanso e sedentarismo em tempo de férias mantendo 2, 3 ou 4 momentos de exercício durante o dia. Eles vão permitir não deitar por terra o esforço colocado antes das férias e manter o tónus muscular para quando regressarem.

Dica prática: ao final do dia, quando voltarem para casa depois da praia, da piscina ou do passeio, escolham uma altura para fazerem os nossos 2 a 4 momentos de treino. De meia em meia hora, por exemplo, ou de hora a hora. Não é preciso recorrer a material, equipamento ou espaço específicos. Os minutos de treino não vão dar tempo para suar, mas vão reparar que o corpo e a mente agradecem. 

Mas resulta?, perguntam vocês. Eu sei que sim, e devolvo-vos s pergunta: o que vocês estão a fazer (ou a não fazer) actualmente, resulta? 100 desculpas para não treinar, 1 solução prática e que convive bem connosco em tempo de férias. 

Experimentem!

 

 

 

 

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