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Façam-vos o favor de tirar (mesmo) férias nas férias

Lara LimaLara Lima
Directora BmQ, Terapeuta e Coach
lara@bmqbylaralima.com

A Vida é uma experiência empolgante, que deve estar longe de uma experiência marcada por uma sensação de tédio e preocupação. E as férias são parte essencial desta experiência. A Vida é um esforço constante, que exige o descanso como parte do processo de evolução e crescimento, pois é nesse momento que o corpo trabalha e assimila as adaptações necessárias, após ter sido submetido ao stress gerado pelo dia-a-dia. Fadiga, perda de força e memória, frustração, irritabilidade, alteração da frequência cardíaca, dos ritmos digestivos e de excreção são apenas alguns dos sintomas desse estado de burnout ou esgotamento. E só existe uma forma de fugir desse estado, que é descansar.

As férias são uma necessidade, não uma opção. O cansaço não altera somente o nosso campo molecular, mas também o campo do pensamento, alterando, da pior forma, as relações pessoais, sociais e profissionais.

Como comecei a contar aqui, no Ayurveda o nosso corpo é constituído por 5 camadas:

–   Annamayakosa – o corpo do alimento
–   Pranamayakosa – o corpo da energia vital
–   Manomayakosa – o corpo mental
–   Vignanamayakosa – o corpo do conhecimento
–   Anandamayakosa – o corpo cósmico

Tirar férias para regenerar e rejuvenescer é uma necessidade que caminha de mãos dadas com a produtividade, saúde e bem-estar. Porém, a maior parte das pessoas não tira férias nas férias. Pelo contrário, a maior parte das pessoas cria um monte de rotinas stressantes para os 8 ou 15 dias que tem para recuperar do cansaço acumulado de anos anteriores, e ainda preparar uma reserva para o ano que se segue.

A prática e a filosofia do Ayurveda defendem o descanso não apenas para restaurar o equilíbrio do corpo mas, principalmente, da Vida. Recuperando as rédeas de uma Vida que nos foi oferecida e perdida em rotinas sem sentido, que facilmente nos conduzem ao Fim  (Morte), sem nunca verdadeiramente termos chegado à Meta (Vida).  Assim, o Ayurveda não refere as férias como um período de loucura, de maus hábitos, de excessos ou de inércia, mas um período dedicado ao rejuvenescimento e técnicas afrodisíacas de recuperar o prazer pela Vida.

As férias são o momento perfeito para tomar consciência do impacto que as nossas escolhas e o nosso ritmo têm na saúde do nosso organismo. Durante as férias temos a oportunidade de nos podermos reprogramar para diminuir ou neutralizar os efeitos negativos das nossas escolhas passadas, e aumentar as escolhas positivas em benefício de nossa saúde e felicidade. Depois é só manter a disciplina de horários e respeitar o ritmo pessoal para uma boa higiene física, mental e emocional.

Quando descansar

O Ayurveda sugere o descanso regular como parte da rotina diária, porém para a maior parte dos habitantes deste Planeta o cansaço é já crónico e são necessárias medidas urgentes. Para essas pessoas o Ayurveda sugere o Panchakarma que é um programa de desintoxicação e rejuvenescimento que garante uma regeneração global, inclusive a nível celular. Um total restart. Para saber mais sobre este programa duas dicas são essenciais: ouça o seu corpo (sempre) e procure uma Clinica Ayurveda certificada (em Coimbra tem o BmQ).

Como descansar

Dinacharya é o nome que a Ayurveda dá à prática consciente de nossa rotina diária. Rituais que deviam ser feitos todos os dias para fortalecer e desintoxicar o corpo e a mente, aumentar o prana (energia vital) para promover saúde e prevenir futuros desequilíbrios orgânicos e energéticos. As férias podem e devem ser o momento de excelência para introduzir novas rotinas que nos conduzam a uma saúde e vida plenas. Aqui vão algumas dicas para tirar férias nas férias:

1. Levantar com o nascer do sol e sentir a felicidade e gratidão por estarmos vivos e podermos desfrutar de um novo dia de forma descontraída, desde o seu inicio. Das 6 às 10 da manhã, é o horário com predomínio da energia Kapha (água e terra), por isso o ideal é estimular o agni (fogo digestivo) com um período de jejum, se possível até às 10 da manhã, praticar  yoga, caminhar ou nadar e principalmente executar a limpeza do nosso corpo com um banho que nos acorde para o dia.

Das 10 às 14 horas, é horário de Pitta (fogo e àgua) no nosso corpo e na natureza – o sol está quente e o agni alto, portanto é hora de nutrir o corpo com alimento! Se não estiver com fome neste horário, deve estimular o agni com um chá de gengibre ou mesmo mastigar uns pedacinhos de gengibre cru.

2. O almoço deve ser a principal refeição do dia e não devemos dormir após esta refeição, mas sim descansar por 20 minutos (se quer perder peso experimento descansar sobre a lateral direita ajudando o estômago a encaminhar todo o alimento para o intestino) ou dar uma leve caminhada.

Das 14 às 18 horas, a energia de criatividade Vata (espaço e ar) predomina, assim devemos aproveitar essa energia para tarefas que exijam movimento e agilidade, logo seria altura ideal para uma caminhada à beira mar, um pouco de paddle ou natação. 

Das 18 às 22 horas, Kapha volta a predominar e devemos, assim como o sol, recolher-nos, diminuir o nosso ritmo, regressar a casa e preparar-nos para dormir e descansar.

3. O jantar deve ser, no máximo, até às 20h, e devemos dar preferência a alimentos mais leves e nunca dormir de estômago cheio.

Este é o momento para descansar e desenvolver um ritual de sono fundamental para uma boa higiene mental. Deixem as preocupações e os planos para outro momento.

Das 22 às 2 horas, Pitta volta a acelerar o nosso metabolismo, mas se estivermos a dormir este fogo é direcionado para a limpeza subtil e o rejuvenescimento do nosso corpo. Mas se estamos ainda acordados tendemos a utilizar esta energia novamente com a alimentação, sobrecarregando o sistema digestivo.

Das 2 às 6 horas, é um horário perfeito para meditar. Vata está predominante, por isso toca a acordar e a apreciar o novo dia. Quem medita precisa menos de dormir, porque meditar rejuvenesce as células cerebrais.

Boas férias!

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