COOLTURA MIÚDOS PASSEIOS

Se gostam de Torga não podem perder este programa para domingo (e 2ª para os miúdos)

Dia 12 o escritor Miguel Torga, ou Adolfo Rocha, faria 111 anos. O autor humanista e médico natural de Vila Real mas que viveu em Coimbra vai ser recordado pela Câmara Municipal

Sabem por que é que, em 1934, com 27 anos, Adolfo Correia Rocha resolveu chamar-se Miguel Torga? Por homenagem a dois grandes nomes da literatura ibérica, Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno, e à planta brava da montanha chamada torga, que deita raízes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule muito direito. Mal sabia o jovem médico que um dia também ele seria recordado com um dos maiores nomes da literatura portuguesa. O autor que escreveu que é preciso fazer um esforço contínuo para amar o presente / viver pelo passado, pelo que se fez, pelo que se conseguiu, é o mesmo que alimentar uma fome premente com banquetes de outrora vai ser recordado pela Câmara Municipal de Coimbra no dia do 111º aniversário este domingo.

Dia 12, pelas 15h, arranca no cimo da Ladeira do Seminário o roteiro Coimbra dos Escritores: Coimbra n’A Criação do Mundo de Miguel Torga que percorre alguns dos locais ligados às vivências do escritor em Coimbra. Parte do cimo da Ladeira e vai até à República da Estrela, seguindo para a Universidade e descendo depois a Couraça de Lisboa em direcção ao Largo da Portagem, onde Torga tinha o consultório. O percurso continua até ao Largo das Ameias onde se parte de autocarro, pela linha n.º 103 dos SMTUC (bilhete pago por cada participante), até à Casa-Museu Miguel Torga para fazer uma visita guiada. A Casa-Museu vai ter entrada gratuita das 14h às 19h e às 17h30 o grupo Fado ao Centro presta a respectiva homenagem ao autor de obras como Bichos (1940) e Contos da Montanha (1941) entre muitos outros, fora os inúmeros poemas e contos.

Na segunda feira, dia 13, é a vez de a Casa-Museu Miguel Torga abrir as portas aos mais novos com uma actividade dirigida a crianças entre os 4 e os 9 anos. Pelas 10h vai ser apresentado o conto animado Era uma Vez no Reino Maravilhoso do Sabão, uma história educativa, ilustrada e encenada, associada a jogos lúdicos, que faz um paralelismo figurativo com o Reino Maravilhoso de Miguel Torga, que é Trás-Os-Montes. A ideia é a de mostrar que, tal como para o escritor e médico existe um Reino Maravilhoso, também no âmbito da saúde é importante sensibilizar as crianças para as boas práticas de higiene, como forma de prevenção de muitas doenças.

Podem inscrever-se no percurso na Casa Municipal da Cultura ou através do número 239 702 630.

 

12 e 13 AGOSTO | 111º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE MIGUEL TORGA
Casa-Museu Miguel Torga – Praceta Fernando Pessoa, Coimbra
Contactos: www.cm-coimbra.pt | 239 857 500

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.