COOLTURA

Os que vivem no concelho de Coimbra só pagam 2€ para visitar esta Casa Museu

A Casa Museu foi, durante quase 50 anos, a residência particular de Fernando Bissaya Barreto (1886-1974), eminente catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo, referência maior da história da assistência e medicina social em Portugal.

O número de visitantes da Casa Museu Bissaya Barreto tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos e todos nós devíamos também conhecer e visitar este espaço museológico no coração de Coimbra.

A Casa Museu foi a residência de Bissaya Barreto e é hoje um espaço cultural da cidade. Uma visita ao espaço é um mergulho nos espaços de intimidade e recolhimento de Fernando Bissaya Barreto.

O edifício e as suas particularidades arquitectónicas, o jardim e a sua estética decorativa e ornamental, o recheio mobiliário e as coleções de arte, revelam a importância que os valores da Beleza, da Ordem, da Perfeição e da Estética representaram na vida de Bissaya Barreto.

Construída entre 1923 e 1925, é uma residência com dois pisos e jardim que traduzem o gosto e a sensibilidade artística do proprietário, marcados pelos trabalhos artísticos que a embelezam e que foram por si encomendados às oficinas de reputados artífices e artistas da região.

Recomendamos muito a visita. Se puderem, organizem um pequeno grupo e agendem uma visita guiada que é verdadeiramente enriquecedora.

 

CASA MUSEU BISSAYA BARRETO 
Rua da Infantaria 23 (aos Arcos do Jardim, defronte ao Jardim Botânico), Coimbra
Horário: Maio a Setembro – Ter-Sex: 11h-13h e 15h-18h, Sáb-Dom: 15h-18h | Outubro a Abril – Ter-Sex: 11h-13h e 15h-18h
Visitas guiadas: aceitam-se marcações prévias para grupos, ajustando-se os horários às suas necessidades
Contactos: 239 853 800, casamuseu@fbb.pt

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.