COOLTURA MIÚDOS

Há 30 (corajosas) estátuas vivas à vossa espera na Baixa

30 artistas nacionais e internacionais liderados pelo recordista do Guiness "Staticman" vão estar de pedra e cal espalhados pelo centro da cidade para II Mostra de Estátuas Vivas

É um tipo de performance artística já bastante familiar de várias cidades europeias. Quem tiver ido a Barcelona de certeza que tropeçou em várias na célebre Rambla. E quem é que resiste à tentação de parar na rua e apreciar uma estátua viva ou estátua humana, tão real que parece que nem respira, e muitas vezes de facto não pestaneja?

Reza a Internet que os primeiros relatos de estátuas vivas chegam do antigo teatro grego, onde em determinadas situações actores faziam poses a imitar estátuas. Na Renascença e Idade Média os chamados tableau vivant, ou grupos de estátuas vivas, costumavam animar as festividades. Vários artistas terão mais tarde recuperado a performance artística que consiste em imitar uma estátua através de pausas sem movimento, controle sobre o corpo e técnicas e mímicas que prendem a atenção dos espectadores, como a dançarina alemã Olga Desmond nos anos 20 e os britânicos Gilbert and George na década de 1960.

Em 1988, António Santos, conhecido como Staticman, bateu o recorde do Guinness de imobilidade com umas impressionantes 15 horas, 2 minutos e 55 segundos precisamente na Rambla de Barcelona. A partir daí foi só somar êxito e seguidores por toda a Europa até aos dias de hoje. Ora é precisamente ele o director artístico da II Mostra de Estátuas Vivas de Coimbra, um evento organizado pela Câmara Municipal que nesta edição traz 30 artistas nacionais e internacionais para apresentarem 25 quadros cénicos nas ruas, praças e largos da Baixa da cidade. O plus é que vão ser figuras que nos são bem familiares como D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel, D. Inês de Castro, estudantes da Universidade de Coimbra, tricanas, cauteleiros, aguadeiros ou Antero de Quental.

Coragem, abandonem por um bocadinho a ventoinha ou o ar condicionado e vão espreitar, é só hoje entre as 10h30 e as 13h00, e entre as 16h30 e as 19h00.


II MOSTRA DE ESTÁTUAS VIVAS

Praça 8 de Maio, LargoS do Poço, do Paço do Conde e da Freiria, a Praça do Comércio, Portagem, Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, entre outros locais
Gratuito

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.