COOLTURA

Uma cara bem conhecida vai estar de Alma Nuestra no QuebraJazz

Salvador Sobral vai cantar nos degraus mais jazzísticos do país, mas não em nome próprio nem em português. Nas noites de 10 e 11 de Agosto o músico vai apresentar o projecto Alma Nuestra que criou com o amigo Victor Zamora e que percorre sons da América Latina com Jazz

Foto de Pedro Marques

Depois de um 2017 absolutamente delirante para Salvador Sobral, primeiro português a vencer o Festival Eurovisão, com muita fama, muitas entrevistas, muitos espectáculos – inclusive em importantes festivais de jazz -, e a conhecida e delicada operação que, apesar de o ter curado, lhe alterou a voz, o músico voltou aos microfones com (pelo menos) duas formações. Alma Nuestra é uma delas e nasceu na Fabrica Braço de Prata, em Lisboa.

Apaixonado por boleros, o músico que diz que gosta de demasiadas coisas e demasiados músicos para ter apenas a sua banda, juntou-se ao amigo pianista Victor Zamora para desembrulhar canções conhecidas de Cuba, da Argentina, entre outros lugares. A eles juntam-se o contrabaixo de Nelson Cascais e a bateria de André Sousa Machado.

Quando a América do Jazz e da Improvisação abraça a América dos Boleros e do calor, surge Alma Nuestra.

Victor Zamora é um virtuoso do piano. Única presença estrangeira este ano no QuebraJazz, o músico latino-americano, de rigorosa formação musical temperada pelo som das ruas que recebeu em Cuba, interpreta a música dos outros, tal como Salvador Sobral a maioria das vezes, e é um dos pianistas mais requisitados no país por nomes tão diversos como Paulo de Carvalho, Jandira Silva, Lúcia Echague, Ciganos d’Ouro, Diego el Gavi, Nelson Cascais, Bruno Pedroso e Philipp Hamilton. Zamora costuma conduzir jam sessions às quintas-feiras na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.

Antes de Coimbra, dia 9 de Agosto, Salvador Sobral vai estar aqui a cantar a Amar pelos Dois, com a digressão interrompida do disco de estreia Excuse Me e a mostrar também temas do próximo álbum com lançamento previsto para o Outono.

 

10 e 11 AGOSTO | ALMA NUESTRA
Quebra Bar – Escadas do Quebra Costas, Coimbra
Facebook

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.