COOLTURA PASSEIOS

Estas visitas guiadas (também) são para quem cá vive

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pretende conduzir-nos por diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade. Vamos?

Só têm de inscrever-se e alinhar nas visitas de exploração pela história e cultura locais. Afinal de contas, conhecemos mesmo bem o sítio onde estamos que até tem uma parte classificada como património da humanidade pela UNESCO?

RUA DA SOFIA

Calendário para o mês de Agosto de 2018

07 AGO | BENEDITINOS EM COIMBRA

Local de encontro: Largo Dom Dinis

Numa época de globalização, é importante despertarmos, cada vez mais, para a redescoberta e preservação do espaço edificado, natural e cultural.

Assim, quem alinhar nesta visita, vai conhecer o antigo património (edificado e natural) desta ordem religiosa que chega à cidade de Coimbra na primeira metade do século XVI. Durante quase três séculos, os Beneditinos ocuparam uma significativa área a sudeste da cidade, onde ainda hoje é possível assegurar a sua passagem – quer pela toponímia, quer pelas construções deixadas.

 

23 AGO | COIMBRA DE ANTÓNIO NOBRE

Local de Encontro: Penedo da Saudade, junto ao busto de António Nobre

Curiosos sobre a obra de António Nobre? Têm noção do quanto contribuiu para a afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa? E do contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura?

Vamos percorrer espaços (exteriores) associados ao percurso estudantil, em Coimbra, do Poeta da Saudade e da Tristeza, autor do livro mais triste que há em Portugal, como o próprio autor descreveu.

Poeta de grande importância para a literatura em Portugal, que traduz o ambiente de fi do século XIX, pleno de mudanças e revoltas, dividido entre a modernidade e o apego à ruralidade.

 

28 AGO | DA ALTA À BAIXA

Local de Encontro: Largo Dom Dinis

Para que servem Praças, Largos e Terreiros? Nesta visita vamos ficar a perceber melhor os aspectos relacionados com a arquitectura, a toponímia, as vivências e tradições populares, que são elementos identificadores da cultura citadina de Coimbra.

As histórias sobre as actividades económicas, personalidades e edifícios marcantes no tecido urbano da cidade dizem muito mais do património do que muitas outras indicações que encontramos nos guias turísticos.

 

30 AGO | RUA DA SOFIA

Local de encontro: Em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Distinguida e reconhecida como Património Mundial pela UNESCO, a Rua da Sofia merece uma visita que explique a sua história e evolução ao longo do tempo, bem como a arquitectura, a cultura e a intelectualidade que lhe são inerentes.

Aberta no séc. XVI, sob a orientação de Frei Brás de Braga, depois da transferência definitiva da Universidade para Coimbra, destinava-se a acolher os colégios das ordens religiosas, a partir do reinado de D. João III, que contribuíram para o reconhecimento da cidade como centro intelectual de excepção.

Conhecem os edifícios onde funcionaram estes colégios? Então deviam ir vê-los – e deixar o queixo cair.

 

7, 23, 28, 30 AGO | 15H | VISITAS GUIADAS (organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra)

Inscrições: por via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas) – 239 857 500 – ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630. (Nota: As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30.) Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.

2 comments

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.