COMES & BEBES FESTIVAIS FIT

Fomos desbundar para a Expofacic com uma nutricionista e não foi aborrecido

NANCI BAPTISTAnanci baptista
Nutricionista
nancibaptista@gmail.com

 

No país das festas e festivais, até 5 de Agosto temos aqui bem perto de Coimbra a Expofacic, considerada por muita gente o maior festival da Região Centro.

É um evento de divulgação da actividade industrial e económica da região, mas com mil e um stands para visitar, que dá para nos entretermos – a eles e a elas – durante horas. Encontra-se mesmo de tudo, até biquinis giros que vêm mesmo a calhar nesta altura do ano! Já não se consegue faltar…

Assim, (pelo menos) uma ida esta semana a Cantanhede é, para muitos, um ponto assente.

Onde jantar? Existem mais de 40 tasquinhas, a maioria exploradas por associações e freguesias da zona e, por essa razão, com preços bem em conta. Apesar do número elevado de tasquinhas, a oferta é semelhante na maioria delas, à base de grelhados como
costeleta de novilho, a tradicional grelhada mista, espetadas ou, para quem preferir peixe, bacalhau assado ou espetadas de lulas. Para os mais rijos, alguns restaurantes apresentam na ementa pratos tipicamente portugueses como leitão assado e chanfana.

Para quem não resiste a um docinho depois de jantar, a tarefa de decidir não vai ser fácil. A não ser que não gostem de doces regionais ou conventuais, já que são várias as montras com este tipo de iguarias.

Por muito que se esforcem não vai fácil encontrar alternativas pouco calóricas até porque, no recinto, também não falta a roulote da fartura e a tripa de Aveiro, que é um clássico neste tipo de eventos. A melhor dica pode ser a de partilhar a sobremesa!

Se a noite se prolongar, fome não se passa. Muitas tasquinhas ficam abertas pela noite dentro e, se a barriga começar a dar horas, dá sempre para petiscar um pica-pau ou uma bifana.

Numa festa rija como esta, também não se pode fazer milagres! Se não querem mesmo abusar na alimentação, podem optar por jantar carne grelhada, mas não entremeada e acompanham só com uma salada mista e depois pecam na sobremesa.

Dias não são dias, o melhor é mesmo esquecer a dieta por um momento e aproveitar.

Fica a sugestão de um bom programa de Verão: descontrair, divertir e, quem sabe, até dançar!

Foto: Paulo Coelho

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.