Todos queremos Mindfulness. Mas alguém quer aprender como lá chegar?

Está na moda, mas é uma daquelas modas boas, pelo menos, o objectivo é bom. Alguns chamam-lhe capacidade de estar presente, outros a de estar consciente do que se passa à nossa volta, das emoções e do nosso corpo. O Mindfulness tem a ver essencialmente com  duas tarefas, uma muito fácil e outra muito difícil: o desejo de bem estar e a concentração absoluta no presente, sem preocupação nem com o passado nem com o futuro.

A ideia é a de que tal como a boa forma física depende do treino do corpo, o bem estar psicológico e emocional exige treino mental. Ora a teoria está longe de ser nova, mas a técnica terá sido recentemente atirada para a ribalta por um biólogo, Jon Kabat-Zinn, que depois de fazer um retiro ficou convencido de que ciência e o mindfulness andam de mãos dadas.

Entre os vários benefícios apontados o maior de todos eles é a redução do stress, essa causa de um sem fim de problemas na nossa sociedade actual. Por isso é que as técnicas Mindfulness já estão a ser implementadas na área da saúde, em empresas, em escolas, na política e até em forças militares e de segurança um pouco por todo o mundo.

Curiosos? O Refúgio Zen está a dinamizar sessões de Meditação Mindfulness. As próximas são nos dias 26 de Julho e 9 e 23 de Agosto, entre as 19h30 e as 20h30, com Mariana Marques. A facilitadora, a psicóloga e investigadora formada na Universidade de Coimbra e doutorada em Ciências Biomédicas, vai ensinar as técnicas sentada, body scan e em movimento.

 

26 JULHO, 9 e 23 AGOSTO | SESSÕES QUINZENAIS DE MINDFULNESS
Refúgio Zen – Rua Bernardo de Albuquerque 25, Coimbra
Preço por sessão: 12,5€
Inscrições: mbsr.mmss@gmail.com | 917102303

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.