Mira, que praia!

Mira é aquela escapadela que corre sempre bem, até se fizer vento. Fica a pouco menos de 1 hora de Coimbra, os transportes públicos foram reforçados no ano passado, e não só tem mar como rio e floresta.

A água da Praia de Mira pode não ser a mais quentinha, mas tem Bandeira Azul, sinal de boa qualidade ambiental – é a única no país e uma das poucas no mundo que conserva o galardão há 30 anos consecutivos. Além da enorme extensão de areia, dunas e bares de apoio, foi a primeira a nível nacional a ter wifi gratuito, que pode dar sempre jeito.

IMG_3576

O vento pode ser um problema, mas se vos estiver a apetecer uma coisa diferente têm a Lagoa e Barrinha de Mira a poucos minutos a pé. Fazem parte do Sítio da Rede Natura 2000, que se chama Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, classificado como área de interesse prioritário para a conservação da biodiversidade Europeia.

A Barrinha está rodeada de casario, áreas verdes e recreio para os mais pequenos, tem um parque de merendas e barquinhos (gaivotas) que convidam ao passeio. Custa entre 5 a 7€.

Também têm uma pista ciclo-pedonal com cerca de 26 quilómetros e vários percursos onde conseguem sentir as diferentes paisagens, desde o oceano e orla costeira dunar aos campos agrícolas passando pela mancha verde da floresta de pinheiro-bravo e cursos de água. 

Se ficarem para jantar, há bares e restaurantes de apoio à Praia de Mira bastante bem preparados e outros dentro da vila. No Old Market, ao Largo José Rui da Silva Alcaíde, fica uma das mais recentes atracções que é o Minigolfe Praia de Mira, com um circuito de 12 pistas. Para pernoitar talvez valha a pena espreitarem o Parque de Campismo Municipal

Bom passeio!

 

PRAIA DE MIRA
GPS: 40° 27′ 22″ N 8° 48′ 07″ O
Site oficial

Artigo actualizado a 14 de Maio de 2019

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.