Castelos na areia? Sim, mas estas brincadeiras para a praia também são demais

Apesar de a própria ida à praia (de mar ou fluvial) ser uma grande farra, chega quase sempre o momento do aborrecimento, sobretudo quando se está com crianças. Então se tiverem de esperar pelo fim da digestão para irem para a água nem se fala.

Quando os livros ou os brinquedos não funcionarem, tentem a imaginação e surpreendam-nos (e surpreendam-se) com  brincadeiras divertidas que podem fazer só com a areia, pedras ou conchas:

 

– JOGO DA MEMÓRIA:  Desenhem uma grelha com 4 linhas e 4 colunas formando 16 quadrados, por exemplo. Quanto mais quadrados, maior a dificuldade. Distribuam conchas ou pedras, peçam às crianças para olharem durante 5 segundos, depois tirem as pedras e as conchas e peçam às crianças para reporem exactamente como estavam;

– RELÓGIO DE SOL: No caminho para a praia apanhem um pau e 12 pedras ou vão até à beira mar e recolham 12 conchas. Desenhem um círculo no chão, distribuam as 12 peças lá dentro como um relógio, e espetem o pau no meio. Depois expliquem como é que as pedras representam as horas e a sombra deixada pelo pau muda de lugar ao longo do dia.

– TIRO AO ALVO: Mais uma vez, apanhem algumas pedras ou conchas e com um pau desenhem três círculos concêntricos. Dêem um número a cada círculo. Vão atirando as pedras tentando sempre acertar no alvo, que é no meio, e depois no fim façam as contas – quem tiver a maior pontuação ganha. Também podem aumentar o número de círculos para aumentar a dificuldade, dependendo da idade dos pequenos. Ou escavar buracos em vez de desenhar círculos e fazer uma espécie de mini golf.

– JOGAR À MACACA: É preciso ensinar? Com um pau desenhem no chão a imagem em baixo. Depois arranjem uma pedra e atirem-na para a primeira casa (quadrado com o número 1). Saltem para essa casa ao pé coxinho, apanhem a pedra (sem a pisar, nem às riscas!), e voltem a atirá-la. O objectivo é ir acertando sempre nas casas, dentro do desenho, sem pousar o pé levantado e, claro, sem cair, até chegarem à última casa. Se entretanto caírem, pisarem a pedra ou ela cair fora do desenho vocês têm de dar a vez a outro jogador. Ficaram com vontade de ir já jogar, não ficaram?

Hopscotch._2000x2000.jpg

– JOGO DA FORCA: Para os miúdos que já saibam ler e escrever, escolham um tema e uma palavra sobre esse tema. Sejam originais, quanto mais divertidas forem as palavras melhor. Desenhem na areia os tracinhos para cada letra e depois deixem-nos adivinhar. Ou desafiem-nos a desafiarem-vos a vocês. Também podem fazer o mesmo com desenhos, improvisem um Pictionary, em que a outra pessoa tem de adivinhar o que é o desenho na areia. Podem usar adereços para os desenhos ficarem ainda mais engraçados, como óculos de sol, canetas, algas, etc.

Divirtam-se!

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.