A Migração trocada para miúdos

É de 2006 mas acaba de ser lançado em português por altura do Dia Mundial do Refugiado pela 2020 Editora – o livro A Viagem é, acima de tudo, pertinente e actual. Porque também é importante sensibilizar as crianças sobre assuntos sérios, mesmo que por palavras mais mansas, e porque até muitos adultos desconhecem,  a ilustradora e designer gráfica italiana Francesca Sanna resolveu criar este livro infantil sobre uma família de migrantes.

Com as suas belíssimas ilustrações, oferece uma perspetiva comovente e repleta de esperança sobre a migração, muitas vezes apresentada de forma dolorosa.

Editora 2020

O livro conta a saga de uma família dividida pela guerra, em que o pai morre e a mãe é obrigada a fugir com os dois filhos à procura de um porto seguro. É uma ficção inspirada em milhares de histórias reais, em particular as histórias de pessoas que a autora conheceu num campo de refugiados em Itália, e inclui um trabalho de investigação histórica sobre a imigração no começo do século XX.

This slideshow requires JavaScript.

Quase todos os dias ouvimos nas notícias as palavras migrantes e refugiados, mas raramente se fala das viagens que as pessoas tiveram de fazer.

Francesca Sanna

.

Se o tema interessar, têm outros livros como o recente Pássaro Que Voa (Ed. Horizonte), de Claudio Hochman, ilustrado por Carlota Madeira Lopes; Com 3 Novelos (O Mundo Dá Muitas Voltas (Planeta Tangerina), de Henriqueta Cristina e Yara Kono, e Migrando (Ed. Orfeu Negro) , de Mariana Chiesa Mateos.

A VIAGEM (2018)| EDITORA 2020 | FRANCESCA SANNA
2020 Editora
À venda nas livrarias Bertrand, Fnac, Almedina e Livraria Faz de Conto

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.