Com esta marmita até dá para resistir ao gelado e à bola de Berlim na praia

NANCI BAPTISTAnanci baptista
Nutricionista
nancibaptista@gmail.com

 

Mesmo que ainda falte algum tempo para as férias grandes, estamos todos mortinhos por um dia de praia, para nos deixarmos ficar alapados o dia todo na toalha e conseguirmos um tom de pele mais saudável. Mas quando estiverem a programar esse dia, para além do fato de banho novo e do protector solar a estrear, é melhor não se esquecerem da marmita porque toda a gente sabe que o ar da praia abre o apetite. 

Com calor, o que apetece é algo bem fresco e sumarento, certo? Fruta lavada e já descascada como cerejas, frutos vermelhos, melancia, melão, morangos, uvas, são boas opções. Conseguimos comer sem sujar muito as mãos e ajudam muito a hidratar se estiver calor.

Em vez das habituais sandes, o ideal é fazer wraps. Entre as opções à venda no supermercado, à base de milho, trigo ou integral, o valor calórico não difere muito. Levem conta certa e apenas um por pessoa! Como recheio alface, rúcula, pepino, tomate, cenoura ralada, e ainda podem juntar salmão e abacate ou fiambre de aves. Prendam com um palito a meio, embrulhem em papel de alumínio para não amolecer, e está pronto.

Pensando nos amantes de saladas, fica a sugestão da salada de quinoa que satisfaz e é bem rápida de preparar. Cozam a quinoa durante 15 minutos na véspera e guardem-na no frigorífico. Antes de sairem de casa juntam tomate cherry, pepino, coentros e atum ou queijo fresco. À parte, podem levar um molho feito com azeite e sumo de limão, uma pitada de sal e pimenta preta. Para acondicionarem a salada existem uns shakers de salada [já vi na Tiger, no Alma Shopping, mas é muito fácil encontrar noutras lojas nesta altura do ano]. São muito práticos e normalmente trazem já um recipiente à parte para o molho.

Se não costumam planear com antecedência, ou só se lembram na hora de ir para a praia, podem sempre fazer uma marmita de iogurtes líquidos magros, ovo cozido, maçãs lavadas e umas bolachas de milho ou arroz tufado para desenrascar. A ideia é quando forem ao bar da praia conseguirem resistir aos gelados e afins, e só pedir mesmo um café e uma garrafa de água.

 

Nota: Para além da mala térmica com cuvete de gelo, é importante manterem os alimentos debaixo do guarda-sol protegidos das altas temperaturas. Devem garantir que os alimentos estão bem acondicionados, para evitarem surpresas desagradáveis.

 

 

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.