Tempo de Jogar e Brincar na Casa da Esquina

Foi lançado com pompa e circunstância, neste caso com cordas de saltar, papagaios de papel e berlindes no Jardim da Sereia e na Casa da Esquina. A exposição Tempo de Jogar e Brincar, do ilustrador Ricardo Jorge, faz parte do projeto Marquise, de divulgação da ilustração e desenho contemporâneo dirigido a miúdos e graúdos. É um passeio até ao tempo em que ar livre significava dar asas à imaginação, transpirar e sujar os calções por divertimento.

Ricardo Jorge explicou-nos: as 14 ilustrações surgiram de uma primeira exposição que fiz no Largo Café do Intendente em Lisboa, que deram origem a um espectáculo para crianças com sombras. Depois, pediu ao escritor António Laíns Galamba que acrescentasse as palavras e uma narrativa, que deu origem ao livro com o mesmo nome. Os desenhos em lápis, lápis de cor e aguarela em papel mostram brincadeiras que eram mais comuns antigamente, passadas ao ar livre, como o jogo do elástico, o futebol, os aviões de papel. 

É memória mas é também reflexão e alerta para a importância do tempo de brincar, do tempo que as crianças precisam para estar, conviver, do seu direito à preguiça. Hoje em dia trepar às árvores é sacrilégio e morte certa das crianças para alguns pais, brincou o ilustrador, e insiste que acredita mesmo que são bons hábitos que deviam ser retomados para o bom desenvolvimento das crianças. Ricardo fala com conhecimento de causa, formado em Arquitectura e Ensino das Artes Visuais, deu aulas no ensino Básico e Secundário. Expõe com regularidade em todo o território nacional e na Casa da Esquina deu também oficinas de ilustração e papagaios de papel. Ricardo venceu o 1º Prémio INR, finalista no 10º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira e lançou o segundo livro, Pequeno Livro dos Amores Particulares, no Brasil e em Portugal. A exposição Tempo de Jogar e Brincar fica na Casa da Esquina até 21 de Julho.

 

 

Até 21 Jun | Tempo de Jogar e Brincar
Casa da Esquina - Rua Aires de Campos nº6, 3000-014 Coimbra
Horário: 10h às 12h30 e 14h30 às 18h30
Entrada Livre

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.