Como resistir às tentações de Verão? Menos é mais.

ANDRÉ SANTOfoto perfil coolectiva
Director Técnico e Personal Trainer do Ginásio Fit & Fun
andrefsanto@gmail.com

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Ainda está hesitante mas o Verão chegou e com ele os dias maiores, as roupas menores, mais energia e, claro, mais tentações. Dos gelados aos fins de tarde na esplanada, nesta altura do ano a vontade de fazer asneiras é inversamente proporcional à de treinar. Pura e simplesmente não apetece. Como contrariar?

1 – Tempos livres mas activos

Por quê arrastar o sedentarismo para todos os nossos momentos de folga, e provavelmente acabar a somar calorias numa esplanada ou noutro sítio qualquer? Um passeio a pé ou de bicicleta pode ser uma excelente forma de passarem uma manhã, tarde ou noite de Verão. Não tem de parecer um treino, basta ser menos tempo em que estejam parados para ser mais tempo que passam activos.

2 – Escolher as horas mais frescas

Quando fizerem o vosso nosso planeamento semanal – e recordo que qualquer treino curto é melhor do que não treinar de todo -, tenham em conta que as melhores horas para treinar são as de menos calor. Olhem bem para o vosso horário e percebam qual ou quais os dias em que podem chegar mais tarde a casa ou acordar mais cedo. Vejam o horário das aulas do ginásio porque talvez seja hora de experimentarem aquela que é pela fresca ou mais à noitinha. A fuga ao calor é menos uma desculpa e mais uma razão para treinar!

3 – Deixem-se ser bem influenciados

Metam aquele blogue de receitas saudáveis/dicas de treino nos favoritos do vosso motor de busca no telemóvel ou computador. Hoje em dia está tudo interligado e podem escolher quem vos influencia, quem é um bom estímulo para que consigam manter rotinas saudáveis e de bem-estar. Leiam e sigam a Coolectiva ou outras publicações de interesse que falem sobre bons hábitos e dicas para passar o tempo livre. Se seguirem pessoas activas e com um estilo de vida que vos façam sentir uma inveja saudável, passam a ver sugestões e publicidade que vos motiva. Menos influências negativas resultam em mais consistência e vontade de cumprirem os bons hábitos.

4 – Treinem a brincar

Se tiverem filhos, sobrinhos ou crianças amigas vão com eles ao parque infantil, ensinem-nos a andar de bicicleta, levem-nos à piscina ou a passear. Esta altura do ano é ideal para darmos uma oportunidade à energia inesgotável dos mais novos, e ao mesmo tempo deixá-los puxarem por nós, fazerem-nos sentir crianças e queimar calorias sem dar por isso. Qualquer momento de partilha com crianças traz menos sedentarismo, mais sorrisos e mais resultados.

Não precisam de deixar de aproveitar o Verão para se manterem em forma e continuarem com a actividade física regular. O equilíbrio alcança-se com pequenas mudanças e é com essas pequenas mudanças que podem atingir grandes metas, mesmo que essas grandes metas sejam, por exemplo, apenas não desistir.

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