Vocês vão querer conhecer estas sandálias.

Já devem ter percebido que cada dia está mais feroz a campanha mundial contra o plástico, sobretudo aquele deitado nos oceanos. Dois portugueses aproveitaram a maré e arranjaram maneira de limpar as nossas praias e aproveitar o desperdício para fazer calçado ecológico – belíssimas sandálias de estilo (e nome) japonês. As Zouri são completamente vegan, ou seja sem vestígio animal, feitas à mão com matérias-primas naturais como a cortiça, a borracha natural, a juta e o couro vegetal de ananás.

A ideia é de designers nacionais e foi premiada pela Universidade do Minho em Outubro de 2017. Entretanto, a Câmara Municipal de Esposende apoiou na recolha selectiva do lixo das praias, a Fibrenamics tratou do desenvolvimento técnico do produto, artesãos nortenhos produziram e aqui estão eles, 3 modelos de sandália/chinelo em várias cores, prontos a calçar e exibir por aí.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Podem comprá-las online e de qualquer parte do mundo, dentro da Europa nem pagam portes, e se as comprarem já saibam que vão calçar o resultado de uma acção de limpeza de 600 voluntários em toda a costa do concelho de Esposende. E atenção que é suposto o ciclo continuar, a ideia é vocês reutilizarem-nas quando já não as quiserem, enviando-as para uma empresa que o vai utilizar na produção de mobiliário urbano.

 

 

Todos os anos são produzidas mais de 220 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 8 milhões acabam no oceano. Agora são as praias do Norte de Portugal, amanhã podem ser as do Centro e depois as do Sul. 

As Zouri podem ser compradas aqui e também podem seguir a marca no Facebook e no Instagram.

 

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.