COOLTURA

2 dias e 26 artistas no n.º 194 da Av. Dias da Silva

Na era das chamadas fake news, é difícil definir o que é a realidade. Este nosso convite é uma proposta de imersão no trabalho de 26 artistas que procuram responder ao tema da autenticidade e autoria através de obras em fotografia, vídeo e texto.

Até que ponto a realidade é real e, por extensão, verdadeira? No limite, o real e a verdade existem? E se não existirem faz sentido falar de falso?

Na exposição Declinações de Verónica, cada um dos 26 autores* procurou, à sua maneira e com as suas ferramentas, responder a formas de entendimento e apreensão da realidade.

Nunca tinham ouvido falar do Colectivo P5?

O Colectivo Pescada No5 é composto por um grupo de cidadãos, na maioria moradores em Coimbra, que desde 2002 se têm dedicado à fotografia e desenvolvido projectos que têm resultado em exposições públicas.
Habitualmente, são acontecimentos fugazes, de duração curta (um dia a uma semana) e procuram envolver artistas de diversas áreas para além da fotografia: pintura, escultura, desenho, dança, teatro, música. Em cada projecto, presta-se especial atenção à escolha do local, escrutinando os diversos espaços da cidade, mais ou menos institucionais, enquanto espaços de arquitectura mas sobretudo enquanto lugares de contexto para os temas escolhidos.

alda reis
Fotografia: O Grito – trabalho de Alda Reis que “(…) resulta da extorsão, imitação e adulteração de obras artísticas de quatro autores” (Hans Kessler, Marcus Moller Bitsch, Rene Magritte e Edvard Munch).

*Alda Reis, Alexandre Dias e Teresa Carreiro, Ana Botelho, Ana Teixeira e Maria Antónia Ferro, André Feio, Carla de Oliveira, Carlos Júlio, DrGica, Fátima Feliciano, Francisco Feio, Frederico Martinho, Gonçalo Barros, João Condinho, João Luís Pena Dos Reis, Jorge Simões, José Reis, José Távora, Marta Sales, Mirian Aires, Paulo Paz, Rita Maia, Rosa Oliveira, Sónia Honório, Vanda Ecm.

 

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA, VÍDEO E TEXTO: DECLINAÇÕES DE VERÓNICA

COLECTIVO PESCADA NO.5

23 Jun (18h-24h) e 24 Jun (15h-18h)

Av. Dias da Silva 194, Coimbra

Entrada gratuita

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.