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Coimbra fora de portas: treinos ao ar livre

LUÍS MARQUESFOTO

Personal trainer

lmarques.personaltrainer@gmail.com

 

No dia a dia, passamos muito tempo dentro de portas, no trabalho e nos tempos livres, o que corresponde a muitas horas sentados, distribuídas por reuniões, emails, redes sociais e televisão. Como nem sempre apetece ir ao ginásio, com os dias mais longos e o tempo mais quente, treinar ao ar livre pode ser uma excelente opção para cuidar do físico e da mente.

O treino ao ar livre é acessível a todos, em termos físicos e económicos, aumenta os níveis de vitamina D, ajuda a reduzir o stress, permite o contacto com a natureza e melhora o humor.

Para além das atividades mais comuns, como a caminhada, a corrida e a bicicleta, é fundamental incluir exercícios de força ou resistência muscular. Contribuem para uma melhor composição corporal, para desenvolver ossos mais fortes e articulações mais estáveis, ajudam-nos a ter mais capacidade funcional para realizar as tarefas do dia a dia e a ter uma melhor postura. Utilizando o peso do corpo, com ou sem material, sozinho ou acompanhado, aproveitando os espaços e infraestruturas existentes, é possível realizar um treino completo fora de portas, com inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida.

Onde treinar em Coimbra?

O Parque Verde do Mondego, a Mata Nacional do Choupal, a Mata Nacional de Vale de Canas, o Jardim da Sereia e o Parque Linear do Vale das Flores, são alguns dos ginásios a céu aberto que podemos encontrar em Coimbra.

O que fazer e como fazer?

Em baixo, encontram alguns exercícios que podem ser realizados em qualquer local, desde que estejam aptos, tecnicamente e fisicamente. Devem iniciar de forma progressiva, utilizando exercícios de mobilidade para aquecer. Também poderão fazer uma caminhada/corrida antes e/ou depois dos exercícios. Escolhem os movimentos que conseguem executar de forma confortável e completem 1 a 3 séries de cada, 10 a 15 vezes, com intervalo de descanso de 30 segundos.

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Os exercícios sugeridos, bem como a metodologia, são gerais e não se dirigem a um objectivo específico ou a uma população em particular. Certifiquem-se que não apresentam contra-indicações para a prática dos exercícios e que os conseguem realizar.

Falem com um profissional qualificado, façam uma avaliação física e funcional, para terem um plano de exercícios mais personalizado para vocês e para os vossos objectivos, apanhem mais sol, descontraiam e divirtam-se!

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