COOLTURA MIÚDOS

Miúdos: que tal uma semana de férias sem consolas e passada na rua?

A proposta do Teatrão é, no mínimo, original: durante uma semana inteirinha, um grupo de crianças e jovens vai fazer uma série de explorações pela Rua da Sofia que já foi a mais larga da Europa. As saídas de campo matinais vão inspirar os mais novos e o resultado dos divertidos dias de trabalho serão apresentados num espectáculo final, na Oficina Municipal do Teatro.

No Séc. XVI a Sophia tinha agá, era uma rua novinha a estrear, com vontade de abraçar o futuro, convidando a cidade a crescer e a mudar. Hoje há colégios que são tribunais, centros comerciais ou casas de habitação. Há pistas dos tempos antigos e pistas para o futuro que iremos encontrar. De manhã na rua e de tarde no palco.

A semana organiza-se desta forma:

I. Recepção e jogos (8h-9h)

Todos dias há um período de recepção dos participantes onde se fazem jogos dramáticos simples que permitem a integração dos mais novos nos respectivos grupos, à medida que vão chegando.

II. Visitas guiadas (9h30-11h30)

Em seguida, as manhãs são ocupadas com visitas de campo ao Colégio da Artes e S. Bernardo, ao Colégio do Carmo, ao Colégio da Graça e S. Pedro, ao Colégio S. Tomás, S. Domingos e Boaventura. Estas horas de passeio vão ser guiadas pelos responsáveis científicos ou por estudantes do ensino superior das áreas da História da Arte ou Arquitectura que vão destacar aspectos da construção dos edifícios, da sua função inicial e adaptações posteriores e do seu quotidiano atual. A deslocação até aos espaços será feita em transportes públicos. Cada grupo (que terá no máximo 20 participantes) será acompanhado por 2 formadores.

3. Oficinas (14h30-16h)

Depois do almoço, na cantina da APCC, é altura de arregaçar as mangas e participar nas oficinas que complementam as visitas da manhã e aprofundam, de forma divertida, as descobertas feitas em cada dia. Serão orientadas pela equipa artística e por colaboradores do Teatrão, com vista à construção da apresentação final de um pequeno espectáculo de teatro – que pode ser visto por familiares e amigos.

4. Cinema e Conversa (16h30-18h)

Depois do lanche, a segunda parte da tarde será dedicada a conhecer algumas curtas-metragens de cinema de animação de autores portugueses e estrangeiros. Entre as 18h e as 19h, o momento da despedida vai ser preenchido com jogos de grupo.

Boas férias e boas explorações!

 

25-29 JUNHO | 8H-19H | PROGRAMA DE FÉRIAS SE ESTA RUA FOSSE MINHA

Teatrão – Oficina Municipal do Teatro, Rua Pedro Nunes, Coimbra

Público-alvo: jovens dos 6 aos 13 anos de idade

Inscrições: 65€/criança (inclui seguro e almoços; exclui viagens de autocarro)

Informações e pré-reservas: 239 714 013, info@oteatrao.com

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.