COOLTURA MIÚDOS

Vários programas a pensar nos mais pequenos

Nos próximos dois dias, a cidade vai ter uma feira medieval, oficinas artísticas e leituras de histórias. Se não quiserem ou não puderem ir até à praia e se vos apetecer alinhar num programa organizado a pensar nos mais novos, espreitem as nossas propostas.

SÁBADO, 16 JUNHO

9H-19H: [todas as idades] FEIRA MEDIEVAL

Há quanto tempo não vão à Alta? Este é, sem dúvida, um bom pretexto. E o S. Pedro parece que vai colaborar. Às 9h, há Missa na Igreja da Sé Velha e a actuação do Coro Sinfónico Inês de Castro, e o mercado arranca logo a seguir, às 10h, depois da Bênção da Feira e leitura da Carta de Feira, acompanhada pelo toque de trombetas. Às 11h30, há Cortejo Régio e, durante todo o dia, é aguardar e assistir às várias recriações a cargo da Companhia de Teatro Viv’Arte, como demonstração de armas, pequenos combates e coreografia de soldadeiras.

Mais informações sobre o evento aqui.

10H-13H: [maiores de 6] OFICINA O LIVRO ILUSTRADO – ANA BISCAIA

Ao longo de três horas, os participantes vão fazer o seu livro ilustrado, a partir de um texto surpresa, um texto belíssimo – adianta a ilustradora. Ana Biscaia vai apresentar o seu trabalho e dar pistas, com exemplos de trabalhos seus e de outros ilustradores, para que os mais novos conheçam alguns dos segredos do seu ofício.

Ilustrar significa colocar luz sobre. O ilustrador é uma espécie de tradutor, diz a partir de um texto, criando uma imagem. Este é o passe de mágica que queremos fazer.

Sábados para a InfânciaTeatro da Cerca de S. Bernardo, Coimbra
Bilhetes: 10€ (adulto + criança)

Contactos e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

 

11H30 [crianças e jovens] VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO RECOMEÇO DO MUNDO 

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) vai abrir excepcionalmente a exposição «Recomeço do Mundo», de Gonçalo Barreiros, no Círculo Sereia, na manhã de 16 de Junho. O motivo é a realização do XXIII Mercado de Trocas da Casa da Esquina, com a prevista adesão de várias dezenas de pessoas, à frente das instalações do Círculo Sereia. O CAPC propõe uma visita guiada especial para crianças e jovens, marcada para as 11h30, orientada por Desirée Pedro. É livre mas sujeita a reserva prévia devido à limitação de espaço. O CAPC e a Casa da Esquina, juntamente com o JACC, estão reunidos nas LINHAS, uma plataforma de criação e programação artística e pedagógica.

Inscrições: geral@capc.com.pt ou 910 787 255

16H: [maiores de 2 anos] HORA DO CONTO
A Bertrand continua com os seus momentos de leituras de histórias. A obra escolhida para esta sessão é A Voz não é para gritar, de Elizabeth Verdick.

Para as crianças, falar alto ou gritar é um ato natural, assim como para os adultos. Com uma linguagem simples e ilustrações ternurentas e atrativas, este livro mostra às crianças onde e quando devem usar a “voz de casa” e a “voz de rua” e ensina-lhes diferentes sinais e truques para baixarem o tom de voz.

Bertrand Alma Shopping – R. General Humberto Delgado
Entrada livre
.
.
15H30-17H30: [4 aos 14 anos] OFICINA MÁQUINAS RECOLECTORAS – NARRATIVAS IMAGINÁRIAS
A partir da exposição Pure Emulsion, de José Luís Neto, no Centro de Artes Visuais, os mais novos vão ser convidados a pensar sobre as imagens que guardam na memória e o que fazem com elas depois.

Mais informação disponível aqui.

.
DOMINGO, 17 JUNHO

.

10H15-11H15 OU 11H30-12H30: [maiores de 3] EXPLORASTÓRIAS

Outra sessão de Explorastórias que vai levar o conjunto de ouvintes a conhecer a Edwina, a dinossauro-menina que não sabia que estava extinta, e com ela partir à descoberta do fascinante mundo dos dinossauros. A obra é da autora Mo Willems.

Explorastórias – Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, Rotunda das Lages (Santa Clara), Coimbra
Bilhetes: 5€ (adulto + criança) – lotação: entre 6 a 18 participantes

Contactos e reservas: 239703897 ou visitas@exploratorio.pt

SÁBADO OU DOMINGO

E uma ida ao Dino Parque, na Lourinhã? Fica a cerca de 1h30 de distância, de carro, de Coimbra e a experiência parece ser inesquecível já que estão em exposição (a céu aberto) mais de 120 modelos de dinossauros à escala real.

Temos todas as dicas e informações aqui.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.