COOLTURA MIÚDOS PASSEIOS

Avé César! Há vida nas ruínas de Conímbriga este fim-de-semana

Já imaginaram ver ao vivo aquilo que lêem nos livros? Ou, se quiserem, as histórias dos livros do Astérix? Lutas de gladiadores, manjares romanos, animação romana, camelos, cobras, cavalos, música e dança romana, artifícies a trabalhar e um acampamento de legionários – é isso tudo que podem ver, ao vivo e a cores, nas Ruínas de Conimbriga nos dias 16 (18h – 1h) e 17 de Junho (10h30 – 20h).

Na 5ª edição, o Condeixa – Vislumbre de um Império convida a uma viagem no Tempo e apresenta Elevação de Conímbriga a Município.

Um dos momentos marcantes da vida da antiga cidade que agora se recria terá ocorrido no ano de 73 da nossa Era (há 1945 anos). O imperador Vespasiano outorgou às cidades da Hispânia o luz lattii, os direitos políticos das antigas cidades vizinhas de Roma, dessa forma promovendo as cidades da mais antiga zona de colonização romana fora de Itália, que por isso mesmo tão integradas já no modo de vida romano se mostravam. Com isso a cidade passou a município e os seus magistrados acedem automaticamente à condição de cidadãos romanos de plenos direito (condição que transmitiam aos seus descendentes). Esse acontecimento veio desencadear na cidade um enorme movimento de renovação urbanística e, de facto, a maioria dos monumentos públicos que marcam as Ruínas que hoje se visitam, bem como algumas das grandes residências, datam dessa época. A cidade adoptou até um novo nome Flavia Conimbriga (Flavius era o nome de família de Vespasiano), como demonstra uma ara votiva conservada no Museu.   

A Câmara Municipal de Condeixa e a União de Freguesias de Condeixa apresentam então a maior recriação romana do país. O programa arranca dia 16 às 18h com a abertura da praça de alimentação e jogos para as famílias, seguida da visita guiada com animação às ruínas de Conímbriga. Às 21h há Canto, pela Associação Orfeão Dr. João Antunes e às 22h o espectáculo de comédia Avé César. À meia-noite é a vez do espectáculo de fogo Nox – Deusa da Noite.

Dia 17 de Junho, o programa de festas começa mais cedo. Pelas 11h já há Cortejo Inaugural, desde o museu PO.RO.S, e depois Cortejo Imperial com início em Condeixa-a-Velha. A partir das 16h a animação recomeça, inclusive lutas de gladiadores e quinta de animais, às 18h há espectáculos de comédia e nova visita guiada com animação às ruínas de Conímbriga. Às 19h Canto e às 20h o espectáculo Muneria Gladiatoria junto ao Fórum.

Este vídeo dá uma ideia do que vos espera:

 

16/17 JUNHO | CONDEIXA – VISLUMBRE DE UM IMPÉRIO
Ruínas de Conímbriga + Centro da Vida de Condeixa
Informações aqui
Contacto: 964535036

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.