COMES & BEBES

Por estes doces, vale a pena metermo-nos em alhadas

Não há exactamente uma altura do ano mais propícia para comer este ou aquele doce tradicional e nós temos boas notícias: não só a Docealhada aposta na redução de açúcar nos seus bolos, como ainda vos entrega as suas iguarias em casa – em qualquer ponto do país.

Este é um casamento perfeito entre as nossas referências gastronómicas regionais e o mundo online. Os típicos Bolo Rei, Bolo Rainha, Bolo Escangalhado, mas também o Bolo Doce da Mealhada, rodilhas (de chocolate, côco, canela), Flores de maçã ou amêndoa, o Pão-de-Ló ou a Broa Doce de Frutos Secos podem ser entregues ao domicílio. Basta encomendar na página oficial da loja e seguir os passos indicados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As vantagens destes fabricantes de doçaria não se ficam pela presença no mundo digital: todos os seus produtos são confeccionados com os melhores ingredientes naturais, respeitando as metodologias e receitas tradicionais. Apostam na redução de açúcar nos bolos, para que todo o sabor e aroma dos outros ingredientes sobressaiam naturalmente. O resultado? Uma deliciosa experiência – com menos calorias.

Falámos com Luís Moutinho, proprietário e pasteleiro (e gestor, comercial e um sem fim de outras ocupações que desempenha na empresa) e deixámo-nos contaminar com o entusiasmo com que conduz o seu negócio. Apesar de, em 2016 e 2017, ter ganho o prémio de Melhor Bolo Rei, a nível nacional, bem como a Medalha de Prata do Bolo Rainha e do Bolo Escangalhado ter ainda recebido a Medalha de Bronze, em 2016, estes resultados não chegam. Quero continuar sempre a melhorar, não me vou contentar com este reconhecimento.

Embora a Docealhada tenha apenas 4 anos, já conta uma história feita de muito trabalho mas também de muito sucesso.

A Docealhada é um sonho tornado realidade. Um sonho doce, claro, erguido para apresentar soluções diferentes no mundo da doçaria. A farinha, os ovos e os restantes ingredientes – tudo faz parte de uma base importante para atingir um patamar de qualidade, mas isto não pode ser indissociável de outros importantes ingredientes como o rigor, a pesquisa, o carinho e, mais que tudo, o respeito e a honestidade para com clientes e fornecedores. Esta é a harmonia que fez nascer o nosso projeto, esta é a forma que elegemos para tornar mais doce o nosso sonho, a nossa missão.

Para além da loja online, encontram alguns destes produtos à venda nos supermercados Pérola, em Celas e no Atrium Solum, e na Frutaria Sãozita na Solum. Se ainda quiserem aproveitar a nossa sugestão e ir ao Festame, basta seguirem estas indicações que vos levam de Coimbra ao Complexo Desportivo da Mealhada, perto da estação de comboios.

Já decidiram o que vão provar? Nós já piscámos o olho a uma rodilha de chocolate; o pão doce regional da Mealhada fica para se ir comendo durante a semana, torrado com manteiga ou compota.

*A Coolectiva visitou o Festame a convite da Docealhada

 

DOCEALHADA – DOÇARIA TRADICIONAL PORTUGUESA

Rua do Lameirinho, Mealhada

Contactos231 930 409 / 960 118 324, docealhada@hotmail.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.