ECO PASSEIOS

5€ por um dia de expedição botânica com a Sociedade Broteriana

Gostam de plantas? Que tal passarem um domingo completamente diferente? Dia 10 de Junho, a Sociedade Broteriana organiza uma expedição botânica para conhecer um pouco melhor a flora espontânea da zona de Coimbra, cuja grande diversidade vegetal tem vindo a ser representada no Herbário da Universidade de Coimbra desde o tempo de Júlio Henriques.

Henriques foi um notável botânico e professor da Universidade de Coimbra, grande impulsionador da introdução dos estudos botânicos em Portugal. Foi ele que fundou a Sociedade Broteriana e desenvolveu e consolidou o Herbário da Universidade de Coimbra e o Jardim Botânico de Coimbra no final do século 19, início do século 20.

Júlio Henriques organizou numerosas expedições botânicas, indispensáveis ao conhecimento da flora do país. Convicto do inegável interesse e importância da tarefa, enfrentou, tenazmente, as muitas dificuldades: “Não deixarei de repetir aqui o que por vezes tenho dicto com relação as dificuldades que encontro para herborizar no paiz. Não há verba especial para tal fim. Poucos paizes haverá onde os trabalhos de reconhecimento da flora estejam tão atrazados. Para fazer algum serviço n’este sentido é indispensável fazer toda a despeza a custa da dotação do Jardim Botanico, dotação já bem limitada” (Relatório de Professor, Anuário da Universidade de Coimbra, 1883).

Porque desde essa altura a cidade cresceu, e infiltrou-se na vegetação, criando um reticulado de grande importância ecológica, a Sociedade acredita que importa, por isso, conhecer e preservar estas relíquias peri-urbanas.

A expedição, que se enquadra nas actividades de Comemoração do centenário da jubilação do Prof. Júlio Henriques, director do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra de 1873 a 1918, vai ser então na zona peri-urbana de Coimbra. Os exemplares colhidos vão ser preparados pela equipa do Herbário e depositados com etiquetas indicativas da efeméride. Podem inscrever-se aqui, o limite são 25 pessoas, e o preço 5€, assegurando que os inscritos recebem publicação sobre colheita de material.

O local de encontro será o Edifício de S. Bento, junto aos Arcos do Jardim, às 9h. A deslocação ao local da expedição é da responsabilidade dos participantes e é preciso levar farnel. O regresso está marcado para as 16h.

10 JUNHO | 9H – 16H | EXPEDIÇÃO BOTÂNICA
Edifício de S. Bento, junto aos Arcos do Jardim
Contactos: sociedadebroteriana@uc.pt |  +351 239 240 700 / 239 240 777 (presidente)

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.