ECO MIÚDOS

Explorando os Limites Invisíveis

Inês Teixeira 2014-05-04 14_1_Fotor-1
Antropóloga e Ambientalista
ines.af@gmail.com

 

Depois de mais um Dia da Criança, damos a melhor sugestão que lhes podemos dar: a liberdade de serem elas próprias e de se conhecerem a si e aos seus limites. Como? Através da exploração do meio mais familiar a cada uma das suas células – a Natureza.

Não é à toa que o contacto com o exterior estimula a aprendizagem, e a equipa do projecto Limites Invisíveis demonstra-o da melhor forma possível. Inspirada nas Forest Schools, a parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC/IPC), o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP/UA) e o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) nasceu para complementar a oferta educativa formal, oferecendo programas de Educação na Natureza a crianças dos 3 aos 10 anos. E onde melhor do que o na nossa maravilhosa Mata do Choupal para implementar estas actividades? É precisamente nesse ambiente natural, com apoio do edifício Casa da Mata, que os Limites Invisíveis deixam a sua pegada no domínio educativo, do bem-estar físico e social, e da consciencialização ambiental.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objectivo passa por oferecer às crianças as ferramentas necessárias para uma aprendizagem adequada ao desenvolvimento pessoal e académico, incorporando também a adopção de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Escusado será dizer que as actividades são um pitéu para a saúde. A oferta é variada, vai desde as actividades de um dia até aos campos de férias ou programas mais prolongados articulados com as componentes curriculares, mas sempre com um denominador comum: a diversão e a aprendizagem.

Haverá coisa melhor do que o riso de uma criança? Aqui encontramos a fórmula mágica. Chapinhar na água, “cozinhar” lama, montar tendas, acariciar sapos e trepar árvores são apenas algumas das actividades que deliciam os mais novos, e que a nós adultos fazem querer ser crianças de novo.

Para além da oferta educativa, o projecto inclui formações dirigidas a profissionais de educação. Olhar, cheirar, experimentar, ouvir, sentir…é a apreensão de todos os estímulos externos que fazem da criança o que ela será amanhã e, mais importante, fazem a felicidade com que ela vive hoje. Os Limites podem realmente ser Invisíveis.

 

A Limites Invisíveis está aqui e aqui.
Localização GPS da Casa da Mata: 40.221611, -8.455750

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.