COMES & BEBES COOLTURA FESTIVAIS PASSEIOS

Entrada gratuita para 9 dias de concertos, actividades para miúdos, comes e bebes

Chega-nos mais um Festame (Feira do Município da Mealhada), um festival municipal que se realiza todos os anos, na zona desportiva da Mealhada. Dias cheios de animação, gastronomia, zonas comercial, industrial, agrícola, e muita música – e sem pagar um tostão.

Be-dom é a primeira banda a actuar, a 8 de Junho. Um grupo que nos traz um espectáculo animado, interactivo e muito rico, a partir de tachos, panelas, caixas, caixinhas e bidões. Quem disse que os instrumentos têm de ser comprados em lojas?

Paulo Sousa foi finalista da 6.ª edição do Ídolos da SIC e a sua voz é reconhecível nos singles Eu Não Vou, Não Me Deixes Ir, Todos os Dias e Onde Quero Estar, incluídos nas bandas sonoras das novelas da TVI e da SIC. O cantor foi também a voz do hino do MEO Sudoeste 2016 e também sobe ao palco, na Mealhada, no dia 8. No dia 10, será Fafá de Belém a animar o público, com as suas canções sobre grandes amores, perdas e reencontros. A 12, será a vez de PAMA (vocalista, guitarrista, percussionista e compositor musical) jogar em casa e envolver todos com a sua garra em palco. A noite de 13 será Átoa mas esta banda já não faz as coisas à toa: 4 grandes amigos de 19 anos, de Évora, fazem boa música cantada em português e percorrem o país sempre com a ambição de agradar o público. Rui Drumond, cara e voz conhecidas do público português pela participação nos programas de televisão Operação Triunfo e The Voice Portugal, promete arrebatar os ouvidos e corações dos espectadores do dia 14. A 15, chega Rouxinol Faduncho, de Marco Horácio, uma personagem com vida própria inspirada no típico fadista dos bairros lisboetas que traz um antídoto para a tristeza, definido pelo próprio Rouxinol como um genérico de paracetamol para a crise. Logo a seguir, no mesmo dia 15, a voz (vozeirão!) de Cuca Roseta vai cativar a plateia com a elegância do canto na expressão do fado. O fecho desta edição do Festame está marcado para 16 de Junho, com Matias Damásio a deixar-nos loucos mas muito felizes. 

Há muito mais do que concertos a animar este festival municipal. Desde logo, o Festame é uma festa para famílias e tem uma Área infantil que conta com insufláveis e diversos jogos. A Feira de Artesanato é uma mostra dos artesãos do concelho (com as garrafas empalhadas) mas também oriundos do resto do país;

Na Área Automóvel, os empresários dão a conhecer as marcas com que trabalham e apresentam os seus melhores argumentos de venda. A Exposição Comercial, Agrícola e Industrial consiste num conjunto de expositores que mostram produtos, marcas e empresas, sejam de comércio, serviços ou indústria. A Área Institucional está dedicada a várias instituições, tais como a Fundação Mata do Bussaco e a ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira.

E porque estes eventos puxam sempre a uns comes e bebes, nas mesas das Áreas Tasquinhas e de Bares e Produtos Alimentares são servidas as deliciosas iguarias da gastronomia regional (leitão, chanfana, negalhos, bacalhau) e ainda doçaria regional. Os bares dinamizam e prolongam a festa pela noite dentro. Há um espaço dedicado às 4 Maravilhas da Mealhada que promove e vende produtos dos quatro ícones gastronómicos do concelho: a água do Luso, o pão de quatro bicos cozido em forno a lenha, o vinho dos produtores do concelho e o leitão da Bairrada.

Então, em que dia nos encontramos por lá?

8 – 16 JUNHO | FESTAME

Contactos: 231 200 980, festame@cm-mealhada.pt

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.