FIT PASSEIOS

Conhecer o Centro sobre duas rodas

Lançamos o desafio: agarrem nas bicicletas e aventurem-se por vias e trilhos exclusivos até lugares escondidos e que nos deixam mergulhar na natureza. Há vários roteiros com paisagens de mar, serras e vales, rios e cascatas, florestas e terra batida – todos eles são experiências únicas.

CICLOVIA DA ESTRADA ATLÂNTICA

Se querem seguir caminho junto ao mar, escolham a Ciclovia da Estrada Atlântica que vos vai levar por um caminho fantástico pelas praias de areal branco da região Oeste e Leiria.

A Estrada Atlântica é constituída por diversos percursos que perfazem quase 74km de extensão total. A Ciclovia estende-se de Norte a Sul, desde a Praia do Osso da Baleia (concelho de Pombal) até à Foz do Arelho (Caldas da Rainha), passando também pelas praias de Leiria, da Marinha Grande, de Alcobaça e da Nazaré. É ainda constituída por diversos percursos de acesso, que fazem a ligação do interior da região ao Pinhal de Leiria, ao litoral e às praias. Esta grande pista para bicicletas é uma rota particularmente bonita já que cruza o Pinhal de Leiria, praias e arribas.

NaturRIA

Mais a norte, podem decidir aventurar-se por um dos percursos de ciclovia da NaturRia e desocobrir a Ria de Aveiro, um ecossistema único em Portugal localizado entre Ovar, no norte e Mira, no sul. A NaturRia é um percurso ribeirinho estruturado e organizado, pedonal e ciclável, que nos convida a um passeio por diversos lugares de interesse ecológico, paisagístico e cultural.

ECOPISTA DO DÃO

No interior do país, a proposta é de pedalar nas antigas linhas ferroviárias que outrora ligaram terras distantes por caminhos de ferro, entre Santa Comba Dão e Viseu. Hoje em dia, a Ecopista do Dão, a antiga linha ferroviária de 49 Km de pura beleza tem o principal objectivo de ligar os seus visitantes à natureza e a paisagens de fazer cair o queixo.

A página oficial tem muitas sugestões de passeios com propostas de diferentes temáticas e distâncias. Parece-nos ser o ponto de partida ideal para programarem um fim-de-semana original e bem passado!

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.