E agora algo completamente diferente: conhecer a cidade a partir do rio. E não é de barco.

Já devem ter visto por aí, no rio ou nas praias, pessoas a deslizarem na água em pé, sobre pranchas e com um remo na mão. Chama-se surf em pé ou surf com remo, em inglês stand up paddle boarding ou stand up paddle surfing (SUP), e é um dos desportos mais na moda. Coimbra não fica atrás e até tem o seu próprio clube, o Coimbra Stand Up Paddle, com aulas de iniciação, passeios e até uma equipa de competição.

Foto cortesia Coimbra Stand Up Paddle
Foto: Coimbra Stand Up Paddle

O SUP é originário do Havai, onde se chama Hoe He’e nalu. É uma forma antiga de fazer surf ou, na verdade, a maneira que os instrutores de surf arranjaram para gerir os grandes grupos de alunos pelo facto de, ao estarem de pé na prancha, terem uma maior visibilidade.

Para além de ser uma forma de fazer exercício físico, nomeadamente ao nível das pernas, abdominais e braços, também é uma maneira original de passear e ter uma perspectiva completamente diferente da cidade.

“É como correr ou andar de bicicleta, depende da intensidade com que se quer praticar, mas é super calmo e toda a gente é capaz de fazer”

Paulo Gomes

O clube Coimbra Stand Up Padlle foi criado em 2015 por Paulo e Gonçalo Gomes, pai e filho, respectivamente, com sede no Centro Náutico do Parque Verde (Choupalinho). Atletas com experiência e ligados desde sempre aos desportos aquáticos, encontraram no Mondego as características perfeitas para promoverem a modalidade. Quais? Não há vento, logo não há ondas, a corrente é reduzida e também não há barcos o que a torna perfeitamente segura, explicou-nos Paulo Gomes. Tão segura, tão segura, que até fazem passeios à noite. Sim, leram bem, à noite no rio. No Verão há passeios a partir das 21h para grupos de cerca de 15 pessoas nas noites de lua cheia. 

Com equipamentos próprios, para além de treinos de competição, o clube tem tudo organizado de forma a que quem queira aprender, ou apenas experimentar, possa fazê-lo de forma fácil, segura e sem preocupações. Descidas de rio desde Penacova, cursos de formação, passeios alternativos para os turistas que visitam a cidade, aulas de ginástica, campos de férias, despedidas de solteiro, festas de aniversário, é só escolher. E por falar em alternativo, também há aulas de ioga em pranchas de SUP (!).

“Aceitamos marcações para idades entre os 7 e os 70, sensivelmente. Ainda há dias tivemos uma senhora de 65 anos. Desde que haja vontade e equilíbrio, tudo bem!”

Paulo Gomes

O preço começa nos 10€, mas varia consoante a experiência e o número de pessoas. Para quem já tiver prancha e só quiser a companhia custa menos. Podem ver todas essas informações e ficar a par dos passeios na página do Facebook.

Bons passeios!

 

COIMBRA STAND UP PADDLE
Centro Náutico – Parque Verde do Mondego Av. Inês de Castro – Stª Clara, Coimbra
Contactos: info@coimbrasup.com | 910 170 270
GPS: 40º 11′ 58″ N – 8º 25′ 43″ W
Horário: 2ª – 6ª feira 14h – 20h | Sáb e Dom 10h – 20h

Artigo actualizado a 14 de Maio de 2019

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.