FIT

Querem saber quais são os melhores exercícios para qualquer objectivo?

LUÍS MARQUESFOTO

Personal trainer

lmarques.personaltrainer@gmail.com

 

Será que existem os melhores exercícios para perder peso? Ganhar massa muscular? Ter abdominais invejáveis? Glúteos perfeitos? Melhorar a postura? Seria óptimo termos exercícios ou treinos mágicos que nos permitissem atingir todos os objectivos sem grande esforço.

Como calculam, a elaboração de um plano de treino é influenciada por vários factores como a saúde, a condição física, o estilo de vida, a experiência de treino e os próprios gostos pessoais. Sabemos que os melhores exercícios para uma pessoa podem não ser os melhores para outra, mesmo com objectivos semelhantes.

Sendo assim, que exercícios devemos fazer?

O corpo humano é uma máquina fantástica e foi concebido para nos mexermos diariamente, apesar de o fazermos cada vez menos. Mais do que procurar exercícios milagrosos recomendados pelos deuses do treino e da beleza, acima de tudo, devemos realizar os movimentos base que a nossa “máquina” está preparada para fazer: locomoção, mudança de nível, puxar, empurrar e rotações.

Assim, se pretendem perder peso, ganhar músculo, ou atingir qualquer outro objectivo, regra geral, devem incluir exercícios de locomoção como a caminhada e a corrida, de mudança de nível como o agachamento e o peso morto, exercícios de puxar como as elevações e as remadas, exercícios de empurrar como as flexões de braços e, também, exercícios que promovam rotações ou que obriguem a manter a estabilidade, como as pranchas. Além disso, é fundamental incluir exercícios de mobilidade (alongamentos estáticos e dinâmicos), para melhorar a capacidade de realizar esses movimentos.

Treinem movimentos e não músculos isoladamente!

Resumindo: executar os movimentos para os quais o corpo humano está naturalmente preparado é a melhor forma de treinar para qualquer objectivo, aliado a um estilo de vida saudável. É importante aprender a fazê-los correctamente e, a partir daí, podem progredir na intensidade, no número de exercícios e na frequência, explorando diversos métodos de treino. Aconselhem-se sempre com um profissional do exercício físico e procurem mexer-se um pouco mais todos os dias, pois o segredo está na atividade física diária, em ser menos sedentário e fazer escolhas saudáveis.

Mexam-se mais e melhor. Bons treinos!

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.