COMES & BEBES MIÚDOS

Preparem-se para salivar: saibam onde encomendar bolos incríveis (por dentro e por fora)

Absolutamente nada contra as festas de aniversário ou outros pequenos eventos pensados e feitos com o amor e carinho caseiros, sem grandes produções nem decorações. Nada bate a alegria de caras queridas à volta da mesa, a saborear petiscos e doces mais ou menos elaborados, a celebrar uma ocasião feliz.

Nos últimos anos, temos vindo a assistir à tendência de organizar festas que são verdadeiras obras de arte: cake design, naked cakes, festas temáticas, etc. Fomos procurar sítios de confiança para poderem planear um dia bem supimpa e tal como sonharam.

Racota com Limão começou por ser um blog de lifestyle mas a cara por detrás do ecrã, Sara Canilho, avançou com o projecto da decoração e organização de festas – aniversários, baby showers, baptizados, despedidas de solteiros, casamentos, corporativos e abertura de lojas/lançamento de colecções.

O conceito é chave na mão: os serviços de planeamento de um evento são feitos à medida do cliente e cada festa é personalizada e única. A Sara pode ocupar-se de tudo o que seja necessário para que o dia corra de feição, desde a elaboração de convites, passando pela concepção da festa, idealização, decoração e grafismo, mas, através de parcerias, também apresenta soluções de cake design (bolo e outros doces), lembranças, animação e catering.

E vamos onde o cliente quiser: à sua própria casa, a um jardim público montar um piquenique, a um espaço específico para eventos. (Sara Canilho, Racota com Limão)

As fotografias (da autoria dos 135 milímetros) falam por si e recriam ambientes mágicos e de um cuidado irrepreensível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quisemos saber mais em relação aos bolos e descobrimos que são da autoria da Ó da Casa, de Liliana Saro Pedrosa. Foi um casal amigo que a tirou da zona de conforto, ao pedir-lhe que fizesse o bolo de casamento, para cerca de 180 convidados. Em pouco tempo, passou do estatuto de gulosa para fornecedora de bolos para eventos, designadamente em parceria com a Racota com Limão.

O que pretendo sempre é criar bolos especiais para dias especiais, que se destaquem tanto pelo design como pelos sabores. Bolos feitos de raíz. Não saem 2 bolos iguais das minhas mãos. Tento que os meus bolos sejam verdadeiramente das pessoas a quem se destinam. E se é óptimo ter um ponto de partida como inspiração, gostos pessoais, traços de personalidade, quanto mais livre me têm deixado para criar os bolos melhor tem sido o resultado. (Sara Canilho, Racota com Limão)

Cada artista tem um traço e o da Liliana é a cobertura dos bolos com buttercream de merengue suíço de baunilha (e apenas baunilha verdadeira!), podendo deixá-los mais ou menos desnudados. Na decoração, pode aparecer de tudo um pouco: flores, merengues, peças de chocolate ou açúcar, figuras em bolacha, papel comestível, ouro comestível, peças produzidas manualmente (como pompons, macramé, figuras feltradas…) ou o que a imaginação permitir.

Cada pedido de bolo é orçamentado em função do nº de pessoas a servir, do estilo pretendido de decoração, do local de entrega e de alguma especificidade pedida. Para ficarem com uma ideia, um bolo alto de 14 cm (4 camadas de bolo) pode servir umas 15 pessoas e, em média, ronda os 50€.

Em relação aos sabores, a Liliana aconselha a combinação assinatura: o bolo de limão e sementes de papoila com buttercream de merengue suíço de baunilha e curd de limão. Outros sucessos são os clássicos bolos de chocolate com buttercream de baunilha e framboesas – que pode ser substituído  por curd de maracujá (para gostos mais exóticos), ou por Nutella ou doce de leite (para os mais gulosos). Mas há tantas outras possibilidades como o bolo de baunilha com framboesas o red velvet ou o bolo de cenoura com creme de Philadelphia – e podemos sempre pedir: Ó da Casa, gostávamos que os sabores fossem estes e aqueles.

Fomos bisbilhotar a página oficial do Ó da Casa e vimos estas fotografias (da autoria de Luísa Starling) dos primeiros bolos confeccionados. Ficámos a magicar em pretextos para encomendas de doces tão bonitos quanto apetecíveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E se a Liliana é a master do buttercream, a pasta de açúcar, tão popular no cake design, é a grande especialidade da outra parceira da Racota com Limão: a SugarDi’sign.

Para além das criações fantásticas de bolos com pasta de açúcar, podem ainda encomendar naked cakes e outros bolos, cupcakes, cakepops, brigadeiros, bolachas, doces de colher, tartes, tortas e salgadinhos – e tudo com uma variedade imensa de sabores e recheios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficaram com água na boca? Nós avisámos.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.