COOLTURA PASSEIOS

Sabiam que visitar a varanda mais emblemática da cidade custa apenas 2€?

Há quem diga que é a melhor vista da cidade; nós dizemos que é, sem sombra de dúvidas, a mais especial. A Torre da Universidade é a imagem de marca da cidade de Coimbra e pode visitar-se durante o período de Verão. Já lá foram? Se não, é altura de irem conhecer este fabuloso miradouro.

O edifício da Torre foi alvo de uma intervenção na sua estrutura e permite aos visitantes que subam até ao topo e desfrutem de uma vista incrível sobre a cidade – e por apenas 2€.

Por razões de segurança, a subida é apenas possível no período de Verão (em 2018, corresponde ao período de 5 de Março a 31 de Outubro) e, ainda assim, é preciso que não esteja a chover. A entrada é interdita em dias de mau tempo e a crianças menores de 6 anos.

A conhecida Cabra é da autoria do arquitecto italiano António Canevari e foi construída entre 1728 e 1733, em substituição da torre que João de Ruão erigira em 1561. Desde Julho de 2013 que a Universidade de Coimbra (UC) está classificada como Património Mundial da Humanidade e a Torre da UC é (apenas) um dos edifícios que marcam a história e a cultura portuguesas.

Podem tornar este passeio num momento de aprendizagem para os miúdos – encontram um enquadramento histórico completo da Torre da Universidade na página oficial do Turismo da Universidade de Coimbra (Turismo da UC).

Mais: porque não tirar uma manhã ou tarde para ser turista na própria cidade e (re)visitar a Universidade? Da Capela de São Miguel à Biblioteca Joanina, espreitando o Paço Real e dando um salto ao Colégio de Jesus, as horas vão ser bem passadas neste espaço tão relevante na imagem da cidade e na vida de todos os que cá vivem.  A bilheteira do Turismo UC tem vários programas de visita: basta escolher e ir passear.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.