PASSEIOS

Para fazer ou sugerir a amigos: 3 dias de passeio guiado a pé por Coimbra

Já cantam os fadistas que Coimbra é uma lição de sonho e tradição, o lente é uma canção e a lua a faculdade. Mas quantas vezes a percorremos a pé e vemos com olhos de ver? A Quimera Experience organiza três dias de passeios guiados pela cidade, de 18 a 20 de Maio. As inscrições estão abertas até sexta-feira.
.
A empresa de animação turística, que trabalha sobretudo no Algarve, foi desafiada por Jorge Carvalho, residente de Coimbra, para quem percursos pedestres e fotografia são uma paixão antiga que sempre cultivou. É essa a motivação que o tem levado a planificar, ao longo dos anos, passeios com amigos pela cidade, passando por várias áreas temáticas, desde a arquitetura aos caminhos de Santiago. Frequentou mesmo, por mera curiosidade, o Curso de Turismo de Ar Livre (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e várias formações para guias especializados nos espaços turísticos e património da Universidade de Coimbra (Turismo da Universidade de Coimbra). Foi Jorge Carvalho que concebeu os percursos que a Quimera Experience agora leva a cabo, cujo objectivo é desvendar os segredos da cidade. Vai ser assim:
 .

SEX | 18 MAIO | ANOITECER EM COIMBRA (10KM)
Levar: Calçado confortável, agasalho, água e lanterna/refletor

17H   Ponto de encontro – Colégio da Graça

18H Inicio do Percurso: Rua da Sofia com os seus Colégios (Património da Humanidade), passagem pela baixa em direção ao Mondego, continuação pelas suas margens, entrando na Mata do Choupal. Ceia com partilha de acepipes e bebidas, pelo que cada participante pode trazer algo para conviver à mesa, até que o boémio sonhador e a recatada donzela o permitam.

SÁB | 19 MAIO | BAIXA AO CHOUPAL EM DUAS CORDAS DE GUITARRA (16KM)
Levar: Calçado confortável, água e alimentos ligeiros

08H45   Ponto de encontro – Colégio da Graça

08H55  Início do percurso: Seguir pelas ruas de Coimbra até à mata imortalizada nos poemas e na canção de Coimbra – o Choupal. Voltar junto ao Mondego onde se vislumbram alguns monumentos emblemáticos da cidade. Regressar à cidade e à sua monumentalidade, subir pela novo acesso da mata do Jardim Botânico, visita ao Penedo da Saudade – local secreto de inspiração de Estudantes, Poetas, Escritores, Melancólicos, Boémios e ainda dos que sofriam de males de Amor. Regresso à Baixa.

Almoço ligeiro (p. ex. sanduiches, fruta – cada um traz o seu)

20H30  Jantar num restaurante na baixa de Coimbra

Possível visita à noite de Coimbra

DOMINGO | 20 MAIO | DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO EDIFICADO
Levar: Calçado confortável

08H45  Ponto de encontro – Estátua D. Dinis (Universidade)

08H55  Inicio do Percurso citadino pelo Património Mundial da Unesco, desde os monumentos às actividades estudantis, passando por algumas curiosidades que revelam a importância de Coimbra, para ficarmos a conhecer melhor a identidade da cidade, do património arquitetónico, histórico, social e imaterial.
O percurso histórico que será essencialmente pelo exterior dos edifícios da Alta de Coimbra. Visitamos o Criptopórtico romano e o Museu Machado de Castro (entrada gratuita ao domingo) e exterior da Universidade

13H Fim da visita

Para quem não for de Coimbra, a organização sugere que pernoitem na Pousada de Juventude de Coimbra, que fica na Rua Dr. Henriques Seco 14 (Contacto: 239 829 228). O preço por dia é de 7.50€ (refeições à parte). Já há muitas pessoas inscritas e, por isso, poucas vagas, portanto os interessados despachem-se! No entanto, no caso de já não haver vaga, há a possibilidade de ficarem em lista de espera.

A Quimera Experience é uma empresa de Animação Turística que trabalha sobretudo na região do Barlavento Algarvio, apostando na diversificação da oferta turística numa zona cujo turismo é sazonal e baseado no sol/praia e no golfe. Procuram desenvolver as actividades de forma sustentável, promovendo boas práticas ambientais e actuando em parceria com entidades locais e com a comunidade, de forma a divulgar e valorizar os produtos da região, sensibilizar as populações residentes e os visitantes para a preservação dos valores naturais.

 

18-19-20 MAIO | COIMBRA É UMA LIÇÃO
Preço: 7,5€ (inclui guias e seguros, o pagamento é feito via transferência para o NIB 003503840001831573004 no acto da inscrição, que é obrigatória)
Lotação máxima: 20 pessoas
Contactos: quimeraexperience@gmail.com | (+351) 969467275 | Site

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.