COMES & BEBES FIT

O Verão ao virar da esquina: podemos continuar a ir lanchar à Vénus?

maria joao campos

MARIA JOÃO CAMPOS

Nutricionista

mjoaofields@gmail.com@gmail.com

Com a aproximação do Verão, a preocupação com o peso associado à parte estética aumenta. A procura de estratégias para perder, rapidamente, peso e a motivação para aumentar a actividade física tornam-se mais evidentes.

Quase todos nós fazemos uma refeição por dia fora de casa: seja o lanche da manhã, o almoço ou o lanche da tarde. Às vezes, fugimos daqueles locais com montras maravilhosas de doces em que até as cores nos atraem. E será que conseguimos ir à Vénus sem esquecer o nosso objectivo de perda de peso?

Sim, podemos ir lanchar à Vénus, olhar para a montra e fazer opções saudáveis.

Lanchar fora de casa não significa lanchar mal.

Nesta trintona pastelaria de Coimbra temos uma oferta de pão que nos permite todos os dias variar a composição do lanche. Um pão de centeio com pouco queijo fresco e um sumo 100% maçã a acompanhar é uma excelente alternativa. Podemos também optar por um sumo de laranja natural e um pão de mistura torrado com pouca manteiga. Qualquer pão, na quantidade que cumpra com as porções indicadas para nós, é uma opção dentro dos padrões saudáveis. Os sumos (desde que sem adição de açúcar) também são alimentos saudáveis. O importante é saber escolher para não colocarmos em causa os nossos objectivos, o nosso controlo de peso e a nossa saúde.

Vénus
Sumo de laranja natural e um pão de mistura torrado com pouca manteiga (Vénus)

E se for treinar ao final do dia posso lanchar de forma semelhante? Pode e deve! Não deve haver aquele pensamento, se for treinar posso comer um doce! Qualquer dos lanches que experimentámos pode ser um bom “pré-treino”.

Mas e será que a nutricionista Maria João não come doces? Aquelas fatias de bolo maravilhosas? Um bolo de pastelaria? Um croissant? Um nutricionista é um ser humano normal à mesa e também come doces e bolos como o comum dos mortais. Se o faz todos os dias? Não – mas também comete os seus pecados sem culpa.

Sou fã de uma castanha de ovos, de um palmier simples mal cozido e da fatia de bolo de amêndoa. Especialidades a provar! (Quando podemos!)

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.