COMPRAS ECO

A dica que a loiça agradece

 

INÊS TEIXEIRA Inês Teixeira
Antropóloga e Ambientalista
ines.af@gmail.com

 

Já todos sabemos que o plástico é inimigo do planeta, e que basta olhar para um dia rotineiro com atenção, para perceber a forma como ele se entranhou no nosso dia-a-dia. Felizmente há cada vez mais alternativas ecológicas para os mais variados produtos, e nós estamos cá para as dar a conhecer.

A dica de hoje é sobre um produto que todos temos na nossa cozinha – o esfregão de lavar a loiça. Para além de a maioria ser feita de fibras de plástico, e por isso ser má para o ambiente, vários estudos têm confirmado que os esfregões comuns são um verdadeiro hotel de 5 estrelas para inúmeras espécies de bactérias, entre elas as famosas Salmonela e Escherichia coli. Felizmente, há sempre quem esteja atento e nos brinde com alternativas bem mais ecológicas, sustentáveis e higiénicas. 

As opções passam por esfregões de fibras de côco, esponjas de algodão reciclado, esponjas vegetais luffa, escovas de madeira de faia e cerdas de fibra de agave. Várias escolhas, para vários gostos, que para o ambiente custam muito menos e para o nosso bolso custam apenas entre 2,25€ e os 9,95€.

Cada vez mais espaços comerciais têm estes produtos disponíveis, mas deixamos a dica de quatro lojas online que partilham estes valores ecológicos:

CÍRCULO BIO
Site: www.circulobio.pt
Facebook: https://www.facebook.com/circulobio/

MIND THE TRASH
Site: mindthetrash.pt
Facebook: https://www.facebook.com/MindTheTrash/

MARIA GRANEL:
Site: www.mariagranel.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010466102182

GREEN BEANS
Site: http://www.greenbeans.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/vegangreenbeans/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fica mais agradável lavar a loiça? Nem por isso. Mas é bom saber que a loiça fica mais limpa e que o ambiente agradece a escolha. Cá por casa estamos fãs.

Dica adicional: se a este “esfregão” juntarmos um sabão natural, em vez do detergente habitual, a nossa pegada ecológica diminui a olhos vistos. 

Pequenos feitos, grandes efeitos.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.