COOLTURA

Puzzle Room: 60 minutos para uma missão (quase) impossível

Aceitámos o desafio que o Puzzle Room Coimbra nos lançou e fomos experimentar um jogo especial. Tudo se passa dentro de uma divisão de uma moradia do Bairro Norton de Matos, aparentemente igual às outras mas, ali, o objectivo é escapar.

O conceito de escape room surgiu na Hungria e, actualmente, há milhares de salas espalhadas por todo o mundo que prometem desafiar o intelecto. Não há nada de assustador na experiência; a única coisa que impõe respeito neste puzzle da cidade, um dos primeiros que apareceram em Portugal, é que apenas 15% dos jogadores conseguem terminar a missão de que foram incumbidos em menos de uma hora.

No Puzzle Room Coimbra, há dois jogos possíveis: o Projecto 22 e A Missão. Cada um deles tem a duração de 1 hora, sem quaisquer interrupções. Podem decorrer em simultâneo e cada equipa deve ser constituída por 2 a 5 pessoas – que vão ter de trabalhar em equipa, usar a destreza mental, criatividade e imaginação para conseguirem sair. Há pistas, charadas, quebra-cabeças e puzzles que vão surgindo de forma sequencial, ou seja, a solução para cada etapa traz novos elementos que ajudam a resolver o enigma seguinte.

Nós avançámos com o Projecto 22. Em que consiste? O João Alves, também conhecido por Game Master, contextualizou-nos:

Estamos no ano de 1965, em Coimbra, na casa de Amadeu Vilaça. Este professor universitário é um génio e vive uma vida solitária porque não conhece ninguém tão inteligente nem brilhante como ele. Então, decide planear o Projecto 22 para encontrar alguém que esteja à sua altura.

Reuniu em sua casa conhecidos e colegas, depois os próprios alunos e lançou-lhes enigmas e quebra cabeças que desafiam a sua perspicácia. Como ninguém se revela capaz de solucionar o desafio, aumentou a curiosidade em volta destas sessões e toda a gente quer participar – é um entra e sai todos os dias do nº 22 da Rua D, do Bairro Marechal Carmona (antigo nome para o Bairro Norton de Matos).

… e após este pequeno briefing, o tempo começou a contar. Assim que entrámos na sala, todos os nossos sentidos despertaram. Há música ambiente, vemos um relógio que está em contagem decrescente e sentimos adrenalina porque, apesar de ser um jogo, queríamos terminar em glória. Não vamos negar: nos primeiros instantes dentro da sala, ficámos sem ter ideia do que fazer ou por onde começar a desbravar o cenário mas a curiosidade foi-nos fazendo avançar de enigma em enigma.

Cada sessão é acompanhada através de câmaras para que, em momentos de algum bloqueio, e porque o João também quer que as equipas tenham uma boa prestação, o Game Master dê algumas pistas, por walkie-talkie. Não contem com dicas óbvias: nós ouvimos conselhos como joguem em equipa e concentrem-se nas pistas e rapidamente percebemos o alcance das orientações sábias de quem já viu mais de 1000 equipas em acção.

Aliás, o João confidenciou-nos que uma das coisas mais engraçadas é poder observar que há certos comportamentos que todas as pessoas adoptam, independentemente do grupo em que estão integradas, porque passam pelas mesmas peripécias. Para além disso, acontece, com relativa frequência, ver os mais novos (13/14 anos) adoptarem uma postura de grande maturidade e tentarem resolver o puzzle com mais concentração e seriedade do que aquela que seria esperada deles. E, por vezes, os próprios adultos são aqueles que mais encarnam a personagem da criança que está a brincar outra vez e instala-se a confusão.

Todos os jogos fazem-se por marcação. Basta seleccionarem o jogo que querem experimentar e o horário mais adequado, entre as 9h e as 22h30.

Se quiserem comemorar de forma original um aniversário, organizar um evento, fazer uma acção de team building ou até uma despedida de solteiro, nem pensem duas vezes: o Puzzle Room é, nada mais nada menos do que, espectacular.

Querem saber o que aconteceu connosco? Bem, faltou pouco para conseguirmos escapar mas deixamos o desafio aos nosso leitores: e vocês, conseguem?

 

PUZZLE ROOM

Rua Bartolomeu Dias, 22, Coimbra

Preços: 50€ (equipa de 2 a 5 pessoas), 40€ (estudantes)

Contactos: 918 381 331, coimbra@puzzleroom.pt

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.