COOLTURA

Música, vinho, arroz and all that jazz

Dia 30 é Dia Internacional do Jazz e dia de aniversário do Jazz ao Centro Clube (JACC) de Coimbra. Para celebrar há Arroz em Festa no Salão Brazil.

A coincidência das datas é coincidência mesmo. O clube nasceu dia 30 de Abril de 2003, ano em que Coimbra foi Capital Nacional da Cultura. Só 8 anos depois é que a UNESCO instituiu o Dia Internacional do Jazz. Na origem do JACC esteve a intenção de reconhecer o jazz como um veículo para desenvolver e aumentar o intercâmbio intercultural e a aproximação entre culturas, em prol da compreensão e da tolerância. Dia 30, a partir das 15h, depois de assinar um protocolo com a Comissão Nacional da UNESCO, o protocolo que institui o Clube UNESCO Coimbra: Arte, Património e Comunidade, o JACC sai à rua com as escolas de jazz da cidade.

ESTAÇÃO JAZZ

15:00H | ESCOLA DE MÚSICA DO COLÉGIO SÃO TEOTÓNIO

QUARTETO DE SAXOFONES
Alexandre Madeira, Maria Leonor Marques, José Carneiro, Rodrigo Leal
+
GRUPO DE CORDAS
VIOLINOS | Inês Sequeira, Sara Sequeira, Ana Beatriz Barros, João Rosendo, João Arcanjo, Beatriz Perdigoto, Ana Sofia Godinho
VIOLONCELOS | Mariana Sá, Gonçalo Bastião, Diogo Martins

16:00H | Combo do Curso Profissional de Jazz – Conservatório de Música de Coimbra
Beatriz Vieira (voz)
Maria Beatriz (Flauta)
Mateus Saldanha (Guitarra)
João Cação (Contrabaixo)
João Almeida (Bateria)

17:00H | Combo da TONE Music School
Hugo Ferreira (guitarra)
André Duarte (piano)
Rui Alvarez (contrabaixo)
Bruno Correia (bateria)

Apoio Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e Jorge Mendes Lda

 

À noite, a festa muda-se para o Salão Brazil, sede do Jazz ao Centro Clube, onde Casa da Esquina e a Casa do Sal da Figueira da Foz preparam um “Arroz em Festa”. Ora então, vai haver arroz – que demora 5 horas a cozinhar, enquanto se anda à volta do vinho, das conversas, da poesia – e a acompanhar, como não podia deixar de ser, jazz, a cargo do norueguês Honest John e de escolas jazz de Coimbra.

Em simultâneo, vai haver Speed Dating I Protagonistas do Jazz em Coimbra às 21h, no Largo do Poço – encontros rápidos e próximos com professores e estudantes de Jazz de Coimbra, para conhecerem mais de perto a experiência de ensinar, aprender e tocar Jazz em Portugal. O evento vai contar com o Professor e os alunos do Curso Profissional de Jazz – Conservatório de Música de Coimbra, João Cação, Vitória Wilkens, Duarte Ventura e Dmytro Ksheminskiy e os músicos da TONE Music School, João Freitas e João Neves.


30 ABRIL | 15H | 15º ANIVERSÁRIO DO JACC
Salão Brazil – Largo do Poço 3, 1º Coimbra
Bilhetes: 15€
Inscrições: salaobrazil@gmail.com

 

*Artigo actualizado a 27/05/2018

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.