MIÚDOS PASSEIOS

Fãs de carros e corridas?

Quem tem o bichinho do barulho dos motores? Gostavam de passar um fim-de-semana diferente, de levar os mais novos a viver uma experiência única? Temos o programa ideal para o próximo fim-de-semana: o Rali de Mortágua.

Se, para os entendidos, é fácil organizar a logística, para outros potenciais interessados, a informação pode parecer complexa. Vamos ajudar-vos a perceber o que vai acontecer.

 

UM RALI

Cada corrida de ralis consiste num conjunto de provas conhecidas por Especiais ou PECs (Prova Especial de Classificação). As PECs são troços de estrada, em terra ou asfalto, que foram encerradas para a competição. Os carros partem em separado, de acordo com intervalos de tempo pré-estabelecidos, e nunca se disputam directamente – como acontece nas corridas em pista. O objectivo é completar cada troço no mais curto período de tempo. De facto, não há treinos nem interessam os lugares de partida em cada troço porque os resultados finais de cada rali correspondem à soma dos tempos de todas as etapas classificativas. Assim, o piloto com o menor tempo total é o vencedor da prova.

As Super Especiais também são etapas classificativas e funcionam de forma semelhante às Especiais mas costumam ser propositadamente organizadas a pensar no público que vai assistir.

 

A PROVA

O Rali de Mortágua é a 3.ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) deste ano e é composta por 9 provas de classificação. Face ao elevado prestígio angariado ao longo dos anos, o Rali de Mortágua continua a atrair muitas equipas e, este ano, tem a particularidade de servir de balão de ensaio da Vodafone Rali de Portugal. Para além de fazer parte do calendário do CPR , esta corrida é também pontuável para a Taça FPAK de Ralis e para o Campeonato Centro de Ralis.

Mas o CPR não é só feito de pó: a fase de terra de 2018 termina com o Rali de Portugal e segue-se a fase de asfalto com os ralis Vidreiro (8 e 9 de Junho), o Rali de Castelo Branco (30 Junho a 1 Julho), o Rali Vinho da Madeira (2 a 4 de Agosto), o Rali Amarante Baião (22 a 23 Setembro) e, finalmente, o Rali Casinos do Algarve (17 a 18 Novembro).

 

O PROGRAMA

SEXTA, 27 ABRIL (2 troços)

Dica: A manhã e o início da tarde (até às 16h) são a melhor altura para observar de perto os carros que vão competir e que se encontram em verificações técnicas. Às 16h, o rali parte para o percurso de ligação até ao local onde se vai realizar a primeira PEC. 

19H30 e 19H45: Super especial (Águeda Street Stage Travocar) (2,58 Km);

21H10: Super especial de Mortágua (2,06km)

SÁBADO, 28 ABRIL (7 troços)

Dica: Deixem o carro no parque de estacionamento do agrupamento de escolas de Mortágua para ficarem a cerca de 200/300 metros de distância do acesso mais simples.

10H05, 13H16 e 15H17: Tripla passagem por Gândara/Calvos (11,63 Km);

10H30 e 13H41: Dupla passagem por Póvoa do Sebo (15,99 Km);

11H13 e 14H24: Dupla passagem por Felgueira (17,98 Km).

16H18: Chegada ao coração de Mortágua, depois de percorridos 260 quilómetros – 110,05km dos quais disputados ao cronómetro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ONDE FICAR E ONDE COMER

A página oficial do evento ajuda-vos com tudo: diz-vos onde podem ficar, onde podem comerquais as regras de segurança que devem respeitar.

 

O CLUBE AUTOMÓVEL DO CENTRO (CAC)

O CAC é uma Associação Desportiva, Cultural e Recreativa, fundada em 1966 com o objectivo de fomentar e desenvolver todo o desporto motorizado, sobretudo na área do automobilismo. Para além da organização de incontáveis provas automobilísticas, integradas nos respectivos campeonatos nacionais de diferentes categorias, o CAC tem alargado a sua intervenção a diversas áreas recreativas, colaborando com diversos clubes congéneres nacionais, organismos autárquicos e de solidariedade social, e patrocinando ainda a realização de outras diferentes manifestações.

Deixamos um agradecimento especial à pessoa mais indicada para nos ajudar a mergulhar no mundo dos ralis na região Centro, Luís Santos, Presidente do Clube Automóvel do Centro, a quem fizemos perguntas (mesmo muito) básicas e que nos acolheu com muita simpatia e disponibilidade.

Prontos para a adrenalina?

 

27 E 28 ABRIL | RALI DE MORTÁGUA

Contactos: 239 40 30 90, geral@cacsport.com, geralcacsport@gmail.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.